A entrega dos prêmios Emmy neste domingo (18) reconheceu o trabalho de atrizes e diretoras na televisão americana.
Tatiana Maslany ganhou o troféu de atriz de drama pela série Orphan Black, na qual interpreta múltiplos personagens, enquanto Sarah Paulson, seis vezes indicada ao Emmy, finalmente levou um para casa pela minissérie The People v O.J. Simpson: American Crime Story.
As duas se uniram a atrizes premiadas em anos anteriores que foram reconhecidas novamente: Maggie Smith, atriz coadjuvante de série dramática por Downton Abbey; e Regina King, atriz coadjuvante de minissérie ou filme para a TV por American Crime.
Nas categorias de comédia, também houve reconhecimento para veteranas e novatas – ambas fazendo história. Julia Louis-Dreyfus, de Veep, foi escolhida melhor atriz e tornou-se a primeira artista a ganhar cinco Emmys consecutivos. Já Kate McKinnon, em seu primeiro troféu, tornou-se a única integrante do Saturday Night Live a levar o prêmio de melhor atriz (ou ator) coadjuvante até hoje.
As duas vitórias mais legais da noite, porém, foram para profissionais que atuam por trás das câmeras. Jill Soloway era a única mulher concorrendo ao prêmio de direção de série de comédia; Susanne Bier, a única na disputa de direção de minissérie. Ambas foram premiadas – por Transparent e The Night Manager, respectivamente.
Soloway fez um dos discursos mais aplaudidos da noite ao defender a diversidade. “Quando você coloca mulheres, negros, transexuais, gays no centro da história – [como] sujeitos, e não objetos – você muda o mundo”, afirmou.
“[Transparent] permite que eu use meus sonhos sobre judeus pouco antipáticos, gays e trans e os transforme em heróis. Obrigada à comunidade trans por suas vidas. Precisamos acabar com a violência contra as mulheres trans”, completou, antes de encerrar com: “Abaixo o patriarcado! Abaixo o patriarcado!”
Infelizmente, as mulheres que concorriam nas outras categorias de direção (série de drama e especial de variedades) não levaram o prêmio. E também não houve premiadas nas categorias de roteiro.
Veja todas as mulheres premiadas no Emmy 2016:
Atriz de série dramática
Tatiana Maslany, Orphan Black
Atriz de série de comédia
Julia Louis-Dreyfus, Veep
Atriz de minissérie ou filme para a TV
Sarah Paulson, The People v O.J. Simpson: American Crime Story
Atriz coadjuvante em série dramática
Maggie Smith, Downton Abbey
Atriz coadjuvante em série de comédia
Kate McKinnon, Saturday Night Live
Atriz coadjuvante em minissérie ou filme para a TV
Regina King, American Crime
Direção de série de comédia
Jill Soloway, Transparent
Direção de minissérie ou filme para a TV
Susanne Bier, The Night Manager
Melhor série dramática
Game of Thrones – mulheres no time de produtores: Bernadette Caulfield, Carolyn Strauss, Lisa McAtackney
Melhor série de comédia
Veep – mulheres no time de produtores: Georgia Pritchett, Julia Louis-Dreyfus, Rachel Axler
Melhor minissérie
The People v O.J. Simpson: American Crime Story – mulheres no time de produtores: Nina Jacobson