Ava DuVernay é a primeira diretora a ganhar o Gish Prize, criado por Lillian Gish

Ava DuVernay é a quarta cineasta e a primeira cineasta mulher a ganhar o Dorothy and Lillian Gish Prize, um dos prêmios de maior prestígio entregue a artistas nos Estados Unidos. O prêmio de US$ 250 mil é dado a um artista “que ampliou limites, contribuiu para a mudança social e abriu caminho para a próxima geração”.

Entrevista: Mercedes Cooper fala sobre como é trabalhar com Ava DuVernay
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

O prêmio foi criado pela atriz, diretora e roteirista Lilian Gish (1893-1993), uma das maiores estrelas do cinema mudo, em seu testamento. No documento, Gish definiu que o prêmio – que também leva o nome de sua irmã, a atriz, diretora e roteirista Dorothy Gish (1898-1968) – fosse entregue a artistas que tenham feito “uma excepcional contribuição para a beleza do mundo e para a apreciação e entendimento da vida”.

O presidente do comitê de seleção, Jamie Bennet, disse que DuVernay “incorpora perfeitamente as conquistas excepcionais que o prêmio Gish celebra”. “Somos gratos ao que ela já deu ao mundo, e nos animamos em pensar em tudo o que ela ainda vai fazer”, afirmou, em comunicado.

DuVernay é diretora, roteirista, produtora, showrunner e criadora do Array, coletivo de distribuição para filmes realizados por mulheres, pessoas negras e minorias. A experiência dos negros nos Estados Unidos é tema central em sua obra como diretora, que inclui os longas Selma – Uma Luta Pela Igualdade (2014) e A 13ª Emenda (2016), ambos indicados ao Oscar, e a série Olhos que Condenam (2019), ganhadora de dois Emmy.

Com Uma Dobra no Tempo (2018), DuVernay tornou-se a primeira mulher negra a dirigir um filme com orçamento de US$ 100 milhões. Ela também é diretora de This Is The Life (2008), I Will Follow (2010) e Middle of Nowhere (2012), e criadora da série Queen Sugar, que tem todos os episódios dirigidos por mulheres.

O Gish Prize já foi entregue aos seguintes artistas: Frank Gehry, Ingmar Bergman, Robert Wilson, Bob Dylan, Isabel Allende, Arthur Miller, Merce Cunningham, Jennifer Tipton, Lloyd Richards, Bill T. Jones, Ornette Coleman, Peter Sellars, Shirin Neshat, Laurie Anderson, Robert Redford, Pete Seeger, Chinua Achebe, Trisha Brown, Anna Deavere Smith, Spike Lee, Maya Lin, Suzan-Lori Parks, Elizabeth LeCompte e Meredith Monk.

Top