Filme de Greta Gerwig é o único dirigido por mulher na disputa pelo PGA Awards

Adoráveis Mulheres, de Greta Gerwig, é o único filme dirigido e protagonizado por mulheres na disputa pela edição deste ano do prêmio do Sindicato dos Produtores (PGA, na sigla em inglês). Considerado uma prévia do Oscar, o PGA Awards anunciou suas indicações nesta terça-feira (7).

Leia também: Greta Gerwig ganha prêmio de direção da National Society of Film Critics
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e tenha acesso a conteúdo exclusivo

O filme de Gerwig também é o único dos dez indicados que foi exclusivamente produzido por mulheres – no caso, Amy Pascal. Outros seis filmes têm mulheres na equipe: 1917 (Pippa Harris e Jayne‐Ann Tenggren), Ford v Ferrari (Jenno Topping), O Irlandês (Jane Rosenthal e Emma Tillinger Koskoff), Coringa (Emma Tillinger Koskoff novamente), Era uma Vez em Hollywood (Shannon McIntosh) e Parasita (Kwak Sin Ae).

Adoráveis Mulheres é uma adaptação do livro escrito por Louisa May Alcott (1832-1888) e estreia nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (9). A obra acompanha a vida de quatro jovens irmãs – Amy, Jo, Beth e Meg – durante e após a Guerra Civil Americana (1861-1865).

O livro já teve várias versões feitas para o cinema e a televisão, desde uma versão muda de 1914 até uma minissérie da BBC exibida em 2017. Uma das versões mais conhecidas é a de 1994, dirigida por Gillian Armstrong e com elenco liderado por Susan Sarandon e Winona Ryder.

No filme de Greta Gerwig, o elenco tem Saoirse Ronan, Meryl Streep, Laura Dern, Emma Watson, Florence Pugh, Eliza Scanlen e Timothée Chalamet. Recentemente, Gerwig ganhou o troféu de melhor direção na premiação da National Society of Film Critics, organização que reúne 60 dos mais importantes críticos de cinema dos Estados Unidos.

Deixe um comentário

Top