5 filmes dirigidos por mulheres para ver no streaming em outubro

Imagem de "Saint Omer", filme de Alice Diop que está na programação do Cabíria Festival

Todos os meses o Mulher no Cinema publica uma lista com dicas de filmes dirigidos por mulheres que você pode assistir online, em plataformas de streaming como Netflix, Amazon Prime Video, MUBI, HBO Max, Itaú Cultural Play, Sesc Digital, Belas à La Carte, FILMICCA, Globoplay, Reserva Imovision, Disney+, entre outras.

Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo
#52FilmsByWomen: 
Apoie as mulheres do cinema vendo um filme por semana

A lista busca incluir filmes de diferentes gêneros e nacionalidades para oferecer opções variadas ao espectador. É possível, porém, que um título disponível no momento da publicação não esteja mais no catálogo da plataforma indicada. Abaixo, veja as recomendações para o mês de outubro:

*

“EAMI”
[Paraguai/EUA/Alemanha/Holanda/Argentina/França/México, 2022]
Disponível na FILMICCA

Eami é uma menina de cinco anos que integra a comunidade Ayoreo Totobiegosode, que vive no Chaco paraguaio. Quando sua terra natal é brutalmente invadida e seu povo, forçado a partir, ela incorpora a mulher-deusa-pássaro Asoja. Escrito e dirigido por Paz Encina, EAMI venceu o principal prêmio do Festival de Roterdã e foi o candidato do Paraguai ao Oscar de filme internacional 2023. 


“Um Fascinante Novo Mundo”
[The World to Come, EUA, 2020]
Disponível no Amazon Prime Video

Ambientado no século 19, o filme acompanha Abigail, uma mulher que vive com o marido, Dyer, em uma fazenda no leste dos Estados Unidos. Passando por um processo de luto, Abigail se divide entre os afazeres domésticos e as anotações que faz em seu diário. A rotina muda com a chegada de Tallie, sua nova vizinha, com quem se conecta de forma profunda. Dirigido por Mona Fastvold.


“Nova Iorque, Mais Uma Cidade”
[Brasil, 2019]
Disponível na Itaú Cultural Play

Este curta-metragem documental dirigido por Joana Brandão e André Lopes acompanha a cineasta brasileira Patrícia Ferreira em uma visita a Nova York, nos Estados Unidos. A realizadora, que é indígena da etnia Mbyá-Guarani, vai à cidade para exibir e debater seu trabalho no Margaret Mead Documentary Film Festival, realizado pelo Museu Americano de História Natural.


“Quando a Vida Acontece”
[Was Wir Wollten, Áustria, 2020]
Disponível na Netflix

Alice e Niklas são casados e enfrentam dificuldades para ter filhos. Após a quarta rodada de inseminação artificial não dar certo, eles deixam a Áustria para tentar relaxar em um resort na Itália. Mas a relação dos dois, já um tanto abalada, fica mais tensa quando uma família se hospeda no chalé ao lado. Dirigido por Ulrike Kofler, foi o candidato da Áustria ao Oscar de filme internacional em 2021.


“Saint Omer”
[França, 2022]
Disponível no Telecine

Trabalhando em uma adaptação moderna do mito de Medeia, a escritora Rama vai à cidade francesa de Saint Omer para assistir ao julgamento de Laurence Coly, uma mulher acusada de matar a filha de 15 meses. Ao acompanhar o caso, Rama começa a olhar, também, para si mesma e sua família. Dirigido por Alice Diop, ganhou dois prêmios no Festival de Veneza e foi o candidato da França no Oscar 2023.

Top