5 filmes dirigidos por mulheres para ver no streaming em maio

Todos os meses o Mulher no Cinema publica uma lista com dicas de filmes dirigidos por mulheres que você pode assistir online, em plataformas de streaming como Netflix, Amazon Prime Video, HBO Go, Now, Telecine, Mubi, Belas à La Carte, Supo Mungam Plus, Globoplay, iTunes e YouTube, entre outras.

Leia também: Veja como assistir aos filmes de Chloé Zhao no streaming
Apoie: 
Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo
#52FilmsByWomen: 
Apoie as mulheres do cinema vendo um filme por semana

São títulos de diferentes gêneros, que mostram a variedade do trabalho das mulheres no cinema e ajudam nos dias em que a vontade de ver um filme é grande, mas a inspiração não vem.

Abaixo, veja o que assistir no streaming em maio. Consulte, também, esta thread no Twitter só com filmes dirigidos ou estrelados por mulheres para ver este mês – online e de graça.

*

“O Cigarro”
[La cigarette, França, 1919]
Disponível no Telecine

O diretor de um museu suspeita estar sendo traído pela mulher bem mais jovem do que ele. Inspirado na antiga história de um príncipe, ele planeja seu suicídio: coloca veneno em apenas um dos vários cigarros que guarda em sua mesa, deixando que o destino decida o dia da sua morte. Dirigido por Germaine Dulac (1882-1942), o filme integra a mostra Pioneiras do Cinema do Telecine. Saiba mais aqui.


“Jeanne Dielman, 23 Quai du Commerce, 1080 Bruxelles”
[Bélgica/França, 1975]

Disponível no Supo Mungam Plus

Considerada a obra-prima da diretora belga Chantal Akerman (1950-2015), que tinha apenas 25 anos quando realizou o filme. Sua câmera acompanha a rotina de uma mulher, interpretada por Delphine Seyrig, conforme se dedica às tarefas domésticas e ao sustento dela e do filho. Saiba mais sobre a diretora


“Moxie: Quando as Garotas Vão à Luta”
[Moxie, EUA, 2021]
Disponível na Netflix

Vivian é uma adolescente tímida que apenas tenta sobreviver ao Ensino Médio em um colégio americano. Um dia, inspirada pelo feminismo da mãe e por uma nova e confiante amiga, ela decide criar um zine para denunciar o machismo na escola. Dirigido por Amy Poehler e inspirado no livro de Jennifer Mathieu.


“Proibido Nascer no Paraíso”
[Brasil, 2021]
Disponível na Globoplay

Em Fernando de Noronha não é permitido nascer: semanas antes do parto, as mulheres grávidas devem viajar para Recife e ter seus filhos longe de casa. Oficialmente, a justificativa é a falta de estrutura hospitalar. Mas o documentário da diretora Joana Nin investiga as questões econômicas e sociais que também estão em jogo.


“Time”
[EUA, 2020]
Disponível no Amazon Prime Video

A diretora Garrett Bradley faz um retrato da luta de Sibil Fox Richardson, ou Fox Rich, para libertar o marido da prisão, ao mesmo tempo em que cria seus seis filhos. Por este filme, Bradley concorreu ao Oscar e tornou-se a primeira americana negra a ganhar o prêmio de direção de documentário no Festival de Sundance.


Luísa Pécora é jornalista e criadora do Mulher no Cinema

Top