3 filmes dirigidos por mulheres para ver na Mostra Mundo Árabe

A 12ª edição da Mostra Mundo Árabe de Cinema começa nesta quarta-feira (9) em São Paulo (SP), com sessões no Cinesesc até o dia 16 de agosto. Como neste ano o tema principal é “Os territórios que nos atravessam”, grande parte dos 11 filmes na programação tratam sobre o deslocamento das pessoas e da reconstrução de um sentido de lugar.

Abaixo, veja informações sobre os três filmes dirigidos por mulheres que serão exibidos no festival. Para consultar dias e horários de exibição, acesse o site e a página da mostra no Facebook.


haunted“Assombrados”
[Haunted, Alemanha/Síria/Líbano, 2014]
Inédito no Brasil, o documentário da diretora síria Liwaa Yazji faz um retrato da guerra civil do país enquanto reflete sobre o significado de um lar. O filme entrevista pessoas que tiveram de deixar suas casas e muitas memórias para trás por causa de bombardeios, e acompanha a visita de algumas delas às propriedades destruídas.


LIvresse dune Oasis“Cinzas de Sonhos”
[L’Ivresse d’une Oasis, Bélgica/França/Comores, 2011]
O documentário mostra uma região do mundo árabe que é pouco conhecida internacionalmente: o arquipélago de Comores, localizado no Oceano Índico. Nascida na França, a diretora Hachimiya Ahamada faz o filme como uma carta de amor ao pai, nascido em Comores, cujo sonho era que suas filhas morassem na ilha. Inédito no Brasil.


3000nights“3.000 Noites”
[3000 Layla, Palestina/França/Jordânia/Líbano/Catar/Emirados Árabes]
Layla (Maisa Abd Elhadi) é uma professora palestina condenada a oito anos por uma acusação de terrorismo. Levada a uma prisão israelense, ela descobre que está grávida, enquanto outras prisioneiras preparam uma revolta contra a administração do local. Dirigido pela cineasta palestina Mai Masri, é inédito no Brasil.

Deixe um comentário

Top