10 filmes dirigidos ou estrelados por mulheres para ver no Festival Varilux

Dezenove produções inéditas no circuito brasileiro estão na programação do Festival Varilux de Cinema Francês, evento que neste ano atinge número recorde de cidades: mais de 55, distribuídas em 21 Estados e no Distrito Federal.

O festival começa em São Paulo nesta quarta-feira (7) e se espalha pelas demais praças na quinta (8). Em cartaz até o dia 21, inclui na programação filmes de estrelas do cinema francês como Catherine Deneuve, Juliette Binoche, Marion Cottilard, Cécile de France e Emmanuelle Riva, que morreu em janeiro.

Quer aproveitar o Varilux para prestigiar o talento feminino? Preparamos uma listinha com dez filmes dirigidos e/ou estrelados por mulheres que você não pode perder. Depois, é só consultar a programação no site oficial. Aproveite!


demain“Amanhã”
[Demain, França, 2015]
Após a publicação de um estudo científico que anunciava o possível desaparecimento de parte da humanidade até 2100, a atriz e diretora Mélanie Laurent e o cineasta Cyril Dion decidem fazer um documentário. Formando uma equipe de quatro pessoas, eles partem em uma viagem por dez países com a missão de tentar entender o que poderia levar a essa catástrofe – e, principalmente, como evitá-la.


reparer les vivants“Coração e Alma”
[Reparer les vivants, França/Bélgica, 2016]
Um acidente conecta três histórias no filme escrito e dirigido pela cineasta Katell Quillévéré. Elas envolvem três jovens que surfam em um mar furioso ao amanhecer; um homem que luta por sua vida ligado às máquinas de um hospital em Le Havre; e uma mulher que aguarda um transplante de órgão e a chance de uma nova vida em Paris. No elenco, Emmanuelle Seigner, Anne Dorval e Tahar Rahim.


une-vie-ailleurs“O Filho Uruguaio”
[Une Vie Ailleurs, França/Uruguai, 2017]
Há quatro anos Sylvie está à procura de seu filho, Felipe, que foi sequestrado pelo próprio pai, Pablo, após o divórcio do casal. Decepcionada com os esforços das autoridades francesas para encontrá-los, Sophie decide liderar as buscas ela mesma, e acaba indo parar no Uruguai. Isabelle Carré encabeça o elenco que também conta com Ramzy Bedia e Maria Dupláa. A direção é de Olivier Peyon.


mal de pierres“Um Instante de Amor”
[Mal de Pierres, França/Bélgica/Canadá, 2016]
Gabrielle é uma jovem mulher de espírito livre que vive na França. Após o término da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), ela é considerada velha demais para permanecer solteira e obrigada a se casar com um homem que não ama. Durante uma viagem para tratar um problema de saúde, Gabrielle dá início a um relacionamento com um militar casado. Escrito e dirigido por Nicole Garcia e estrelado por Marion Cotillard.


victoria“Na Cama com Victoria”
[Victoria, França, 2016]
Em uma festa de casamento, a advogada Victoria Spick reencontra Vincent, um velho amigo, e Sam, ex-traficante que no passado ela conseguiu inocentar. No dia seguinte, Vincent é acusado de tentativa de homicídio por sua namorada. Victoria aceita defendê-lo, enquanto contrata Sam como babá. Escrito e dirigido pela cineasta Justine Triet, o filme é estrelado pela atriz Virginie Efira.


lost in paris“Perdidos em Paris”
[Paris pieds nus, França/Bélgica, 2016]
Morando no Canadá, a bibliotecária Fiona recebe uma carta angustiada da tia Marta, uma senhora de 93 anos que vive em Paris. Quando chega à capital francesa, descobre que a tia desapareceu. Em meio a desastres inexplicáveis, Fiona conhece Dom, um sem-teto que não vai deixá-la seguir sozinha em sua busca. Dirigido por Fiona Gordon e Dominique Abel, o filme é um dos últimos trabalhos da atriz Emmanuelle Riva (1927-2017).


midwife“O Reencontro”
[Sage femme, França, 2017]
Claire Breton é uma parteira que exerce a profissão com grande paixão e talento. Mãe solteira de um jovem adulto e trabalhando em uma clínica prestes a fechar, ela está em um momento de crise. As coisas ficam ainda mais complicadas com o inesperado retorno de Beatrice, a extravagante ex-mulher de seu pai. Estrelado pelas atrizes Catherine Frot e Catherine Deneuve, o filme é dirigido por Martin Provost.


telle mere telle fille“Tal Mãe, Tal Filha”
[Telle mère, telle fille, França, 2017]
Mado e Avril são mãe e filha inseparáveis, mas muito diferentes. Avril é casada, organizada e tem um bom emprego. Mado é despreocupada e sustentada pela filha desde o divórcio. Quando as duas ficam grávidas ao mesmo tempo, o embate é inevitável. Estrelado pelas atrizes Juliette Binoche e Camille Cottin, o filme é dirigido por Noémie Saglio, que também assina o roteiro em parceria com Agathe Pastorino.


a viagem de fanny“A Viagem de Fanny”
[Le Voyage de Fanny, França/Bélgica, 2016]
Fanny (Léonie Souchaud) é uma corajosa jovem de 12 anos que cuida de duas irmãs mais novas em um esconderijo na França ocupada pelos nazistas. Obrigada a fugir inesperadamente, Fanny lidera um grupo de oito crianças em uma perigosa viagem até a fronteira com a Suíça. Dirigido por Lola Doillon, que divide o roteiro com Anne Peyrègne, o filme também tem Cécile De France e Fantine Harduin no elenco.


une vie“A Vida de uma Mulher”
[Une vie, França/Bélgica, 2016]
Baseado na obra de Guy de Maupassant, o filme se passa na Normandia, em 1819, quando a jovem Jeanne (Judith Chemla) volta a viver com a família após terminar os estudos em um convento. Ela conhece o visconde Julien (Swann Arlaud) e se casa com ele, que logo se revela mesquinho e infiel. Dirigido pelo cineasta Stéphane Brizé, que assina o roteiro em parceria com Florence Vignon.

Deixe um comentário

Top