Estreias da semana: as mulheres que chegam às salas

Toda semana, sempre às quintas-feiras, o Mulher no Cinema prepara uma lista com os filmes dirigidos, escritos e/ou protagonizados por mulheres que chegam às salas de cinema do Brasil.

Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Como alguns filmes não estreiam em todas as praças, é importante que o leitor consulte a programação de sua cidade. O Mulher no Cinema também recomenda que o público se informe sobre os protocolos de segurança contra o novo coronavírus (Covid-19) adotados por cada sala de cinema.

Veja as estreias desta quinta-feira, 10 de novembro. 

*

“Contratempos”
[À plein temps, França, 2021]

Julie luta para criar os filhos no subúrbio e manter seu emprego em Paris. Quando finalmente consegue uma entrevista para um cargo que corresponde às suas aspirações, uma greve geral paralisa o transporte. Ela então embarca em uma corrida frenética para salvar seu emprego e sua família. Protagonizado por Laure Calamy e dirigido por Eric Gravel, premiados como melhor atriz e melhor diretor na mostra Horizonte de Veneza.


“Eu, Um Outro”
[Brasil, 2022]

O documentário acompanha a vida de três homens trans: Luca, que está em busca de um antigo amor; Thalles, que quer mudar de nome; e Raul, que deseja ser um homem melhor. Dirigido por Silvia Godinho.


“A Mãe”
[Brasil, 2022]

Maria é uma vendedora ambulante em busca de seu filho, Valdo, que supostamente foi assassinado por policiais militares durante uma ação na vila onde mora. Sem nenhuma notícia que a ajude a encontrá-lo, Maria enfrenta diversas adversidades e passa a viver sob a marca da insegurança e da impunidade. Protagonizado por Marcélia Cartaxo, foi escrito por Ana Carolina Marinho em parceria com o diretor Cristiano Burlan.


“Paloma”
[Brasil, 2022]

Paloma é uma mulher trans que trabalha como agricultora e cria a filha, Jenifer, com o companheiro, Zé. O filme acompanha a busca de Paloma por seu grande sonho: casar na igreja. Ganhador do Festival do Rio, o longa é protagonizado por Kika Sena, que levou o troféu de melhor atriz. Leia a entrevista com Kika Sena e leia o texto que ela escreveu sobre a experiência de trabalhar no filme.


“Pantera Negra: Wakanda para Sempre”
[Black Panther: Wakanda Forever, EUA, 2022]

A Rainha Ramonda, Shuri, M’Baku, Okoye e as Dora Milaje lutam para proteger sua nação após a morte do Rei T’Challa. Ao lado da veterana guerreira Nakia e de Everett Ross, eles deverão forjar um novo caminho para o reino de Wakanda e defendê-lo de Namor, rei de uma oculta nação submarina. Com Letitia Wright, Danai Gurira, Angela Bassett e Lupita Nyong’o. Direção de Ryan Coogler.

Top