Toda semana, sempre às quintas-feiras, o Mulher no Cinema prepara uma lista com os filmes dirigidos, escritos e/ou protagonizados por mulheres que chegam às salas de cinema do Brasil.
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo
Como alguns filmes não estreiam em todas as praças, é importante que o leitor consulte a programação de sua cidade. O Mulher no Cinema também recomenda que o público se informe sobre os protocolos de segurança contra o novo coronavírus (Covid-19) adotados por cada sala de cinema.
Veja as estreias desta quinta-feira, 15 de setembro.
*
“Desterro”
[Brasil, 2020]
Sentindo-se desconfortável, Laura decide sair de casa e seguir uma jornada pessoal sem rumo definido. Num percurso de autodescoberta, ela se depara com situações imprevisíveis e outras histórias de vida que vão reconfigurar suas próprias ideias. Protagonizado por Carla Kinzo, tem roteiro e direção de Maria Clara Escobar.
“O Livro dos Prazeres”
[Brasil/Argentina, 2020]
Lóri é uma mulher solitária e melancólica que um dia conhece o argentino Ulisses, um renomado, egocêntrico e provocador professor de filosofia. É com ele que Lóri aprenderá a amar. Estrelado por Simone Spoladore, o filme faz uma livre adaptação de Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres, de Clarice Lispector (1920-1977). Dirigido por Marcela Lordy, que divide o roteiro com Josefina Trotta. Leia um texto da diretora sobre sua relação com o livro e a adaptação para o cinema.
“A Mulher Rei”
[The Woman King, Canadá/EUA, 2022]
A Agojie foi uma unidade de guerreiras composta apenas por mulheres que protegeram o reino africano de Daomé nos anos 1800. No filme, a general Nanisca treina uma nova geração de recrutas e as prepara para a batalha contra um inimigo determinado a destrui-las. Protagonizado por Viola Davis e dirigido por Gina Prince-Bythewood, tem roteiro de Dana Stevens a partir de história de Maria Bello.
“Não Se Preocupe, Querida”
[Don’t Worry, Darling, EUA, 2022]
Alice vive com o marido em uma cidade experimental que abriga os trabalhadores do ultrassecreto Projeto Victory e suas famílias. Com o tempo, ela começa a desconfiar que a empresa guarda segredos perturbadores. Estrelado por Florence Pugh e dirigido por Olivia Wilde, tem Katie Silberman no time de roteiristas.
“O Perdão”
[Ghasideyeh gave sefid, Irã/França, 2020]
Mina vive sozinha com a filha após o marido, Barak, ter sido condenado a pena de morte. Quando as autoridades iranianas informam Mina de que Barak era inocente, ela inicia uma batalha por retratação pública. Protagonizado por Maryam Moghadam, que divide a direção e o roteiro com Behtash Sanaeeha.
“O Segredo de Madeleine Collins”
[Madeleine Collins, França/Bélgica/Suíça, 2021]
Judith leva uma vida dupla entre a Suíça e a França, onde tem amantes e filhos diferentes: com Abel, cria uma menina; com Melvil, tem dois meninos. No entanto, manter seus segredos e mentiras começa a ficar mais difícil. Estrelado por Virginie Efira e escrito por Héléna Klotz, em parceria com o diretor Antoine Barraud.