Toda semana o Mulher no Cinema prepara uma lista com os filmes dirigidos, escritos e/ou centrados em mulheres que chegam às salas do Brasil. Veja as estreias desta quinta-feira, 28 de junho.
“Auto de Resistência”
[Brasil, 2018]
Dirigido por Natasha Neri e Lula Carvalho, o documentário traça um panorama contemporâneo dos homicídios praticados pela polícia contra civis no Rio de Janeiro. O foco é nos casos conhecidos como “autos de resistência”, classificação utilizada para evitar que policiais sejam responsabilizados pelos homicídios, alegando se tratar de legítima defesa.
“Berenice Procura”
[Brasil, 2017]
Berenice é muito dedicada ao seu trabalho de taxista no Rio de Janeiro, e divide o pouco tempo livre com o filho adolescente, Thiago, e o marido Domingos, com quem tem relação difícil. O assassinato da trans Isabelle acende seu lado investigativo e transforma sua vida. Estrelado por Claudia Abreu e coescrito por Flávia Guimarães, tem direção de Allan Fiterman.
“50 São os Novos 30”
[Marie-Francine, França/Bélgica, 2017]
Considerada velha demais por seu marido e demitida do emprego, Marie-Francine, 50 anos, volta a morar na casa dos pais. Tomando conta de uma loja de cigarros eletrônicos ela conhece Miguel, um homem em situação bem parecida com a dela. Dirigido e estrelado por Valérie Lemercier, que também assina o roteiro em parceria com Sabine Haudepin.
“O Desmonte do Monte”
[Brasil, 2017]
O documentário dirigido por Sinai Sganzerla conta a história do Morro do Castelo, seu desmonte e arrastamento. Apesar de sua importância histórica e arquitetônica, o Morro do Castelo foi destruído por reformas urbanísticas com o intuito de “higienizar” a cidade do Rio de Janeiro.
“Oh Lucy!”
[Japão/EUA, 2017]
Setsuko segue o conselho da sobrinha Mika e se matricula em um curso de inglês no qual usa uma peruca loira e desempenha o papel da americana Lucy. Ela acaba se apaixonando pelo professor, John, que some repentinamente e que estava namorando Mika. Com a ajuda da irmã, Setsuko vai aos EUA em busca do casal. De Atsuko Hirayanagi.
“Sexy por Acidente”
[I Feel Pretty, EUA/China, 2018]
Renee é uma mulher cheia de inseguranças. Depois de sofrer um acidente e bater a cabeça, ela passa a achar que é a mulher mais confiante e bonita do mundo. Estrelado por Amy Schumer, tem roteiro e direção de Abby Kohn e Marc Silverstein.
Observação: alguns filmes não estreiam em todas as praças. Consulte a programação da sua cidade.