Toda semana, sempre às quintas-feiras, o Mulher no Cinema prepara uma lista com os filmes dirigidos, escritos e/ou protagonizados por mulheres que chegam às salas de cinema do Brasil.
Depoimento: O processo de Canção ao Longe, segundo Clarissa Campolina
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo
Como muitos filmes não estreiam em todas as praças, é importante consultar a programação dos cinemas da sua cidade. Veja as estreias desta quinta-feira, 27 de julho:
*
“Alma Viva”
[Portugal/França/Bélgica, 2022]
Salomé passa férias na casa de sua família em um vilarejo nas montanhas portuguesas. Tudo corre bem até que sua avó morre. Enquanto os adultos entram em desespero, ela é assombrada pelo espírito daquela que era considerada uma bruxa. Protagonizado por Lua Michel, o filme é escrito e dirigido por Cristèle Alves Meira.
“Blue Jean”
[Reino Unido, 2022]
Inglaterra, 1988. O governo de Margaret Thatcher realiza uma campanha contra a população LGBT, obrigando Jean, uma professora de educação física lésbica, a levar uma vida dupla. A chegada de uma nova aluna a fará repensar sua luta pela liberdade. Escrito e dirigido por Georgia Oakley e estrelado por Rosy McEwen.
“Capitu e o Capítulo”
[Brasil, 2021]
Uma nova leitura de Dom Casmurro, famoso livro de Machado de Assis sobre o amor e o ciúme de Bentinho por Capitu, interpretada por Mariana Ximenes. Rosa Dias assina o roteiro em parceria com o diretor Julio Bressane.
“O Convento”
[Consecration, Reino Unido/EUA, 2023]
Após a misteriosa morte de seu irmão, que era padre, Grace viaja até o convento onde ele vivia em uma região remota da Escócia. Sem confiar na versão oficial da Igreja, ela investiga por conta própria o que aconteceu. Protagonizado por Jena Malone e dirigido por Christopher Smith.
“Mansão Mal-Assombrada”
[Haunted Mansion, EUA, 2023]
Gabbie e seu filho de nove anos vão morar em uma mansão em Nova Orleans. Após descobrirem que o lugar é assombrado por fantasmas, eles pedem ajuda a um grupo de especialistas espirituais. Protagonziado por Rosario Dawson e coescrito por Katie Dippold, o filme é dirigido por Justin Simien.