Mulher no Cinema dá espaço a iniciativas de financiamento coletivo relacionadas ao trabalho das mulheres nas telas. A ideia é apresentar filmes e outros projetos independentes a quem quer colaborar. Envie sugestões para contato@mulhernocinema.com
O PROJETO
Curta-metragem de ficção produzido por estudantes de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense. A equipe majoritariamente feminina inclui Isabela Aquino (roteiro e direção), Claudia Modena (produção), Raquel Lopes (produção), Tassiana Catein (direção de fotografia) e Karen Suzane (desenho de som).
A HISTÓRIA
Valéria vai se casar. Enquanto ajuda nos preparativos da festa, a madrinha, Keyla, descobre estar apaixonada pela noiva.
A DIRETORA
Isabela Aquino tem 21 anos e mora no Rio de Janeiro. Escolheu estudar cinema “para contar histórias através de imagens e sons”.
COMO O PROJETO COMEÇOU
De acordo com Aquino, a ideia do curta surgiu de uma experiência de amor não correspondido, misturada a um “apreço pelo fantástico” – já que o roteiro “navega entre o onírico e o real”.
Gardênia é, também, o retrato da vida de mulheres negras na Zona Norte do Rio de Janeiro. “A gente escreve o que a gente sabe, e a gente quer se ver na tela. Como mulher negra, era óbvio para mim que as personagens do filme seriam negras também, e que elas seriam personagens com vidas, com histórias”, disse a diretora.
A questão da representatividade também motivou a decisão de contar a história de um romance homossexual. “Lésbicas negras existem, mas pouco aparecem nas telas de cinema ou TV.”
COMO SERÁ O LANÇAMENTO
A equipe pretende inscrever o curta em festivais em diferentes cidades do Brasil. Além disso, quem contribuir com a campanha de financiamento coletivo receberá um link para assistir ao filme.
COMO COLABORAR
O crowdfunding está rolando no Benfeitoria e vai até 7 de outubro. A meta é arrecadar R$ 4,5 mil, que serão usados para cobrir gastos de produção, incluindo transporte, alimentação, cenário e figurino. As colaborações a partir de R$ 10 preveem recompensas.
SAIBA MAIS
Curta a página no Facebook