Uma família do Ibura, na periferia de Recife (PE), está no centro de Tijolo por Tijolo, documentário que fará sua estreia mundial nesta semana na competição brasileira do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba. O Mulher no Cinema divulga com exclusividade o trailer do longa-metragem [veja abaixo], que foi dirigido pela dupla Victória Álvares e Quentin Delaroche.
Tijolo por Tijolo acompanha a vida de Cris Martins, que no início da pandemia de Covid-19 teve de abandonar sua casa devido ao risco de desabamento. Grávida do quarto filho e lutando para poder realizar uma laqueadura, Cris trabalha como influenciadora digital e se esforça, ao lado da família, para reconstruir sua moradia.
Veja em primeira mão o trailer de Tijolo por Tijolo:
A dupla de diretores, que já tinha colaborado no longa-metragem Bloqueio (2018), conheceu Cris quando realizava outro projeto cinematográfico. Ao saberem da história dela, decidiram filmá-la, apesar das dificuldades impostas pela pandemia e o contexto político brasileiro daquele momento.
“Esperamos que o longa provoque várias reflexões sobre o país em que vivemos”, afirmou a diretora Victória Álvares, em declaração divulgada pela assessoria de imprensa do filme. “Por exemplo: por que apenas certas mulheres conseguem ter seus direitos sexuais e reprodutivos respeitados? Por que pessoas negras e em situação de vulnerabilidade social morrem mais em tragédias e crimes ambientais?”.
As exibições de Tijolo por Tijolo no Olhar de Cinema serão em 13 de junho, às 21h, no Cinemark Mueller; e em 14 de junho, às 13h30, no Cine Passeio Luz. O documentário é produzido pela Revoada Filmes e será lançado nos cinemas em 2025 pela Olhar Filmes.