Mulheres dirigiram dois dos 27 filmes que buscam concorrer ao Oscar de animação

Apenas dois dos 27 longas-metragens que buscam uma indicação ao Oscar de animação em 2021 foram dirigidos ou codirigidos por mulheres. Trata-se de uma proporção de cerca de 7,4%, a mais baixa desde que o Mulher no Cinema começou a fazer este levantamento, em 2016.

Leia também: Mulheres dirigiram 35,4% dos candidatos ao Oscar de filme internacional
Oscar 2021: Mulheres dirigiram 46% dos documentários que buscam indicação
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e tenha acesso a conteúdo exclusivo

Entre os filmes que concorreram a uma indicação ao Oscar 2020, o índice tinha ficado em 15,6%. No ano anterior, em 12%. O levantamento do Mulher no Cinema é feito a partir da lista divulgada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pela entrega do prêmio.

As duas animações dirigidas por mulheres são Bombay Rose, de Gitanjali Rao, uma produção de Índia, Reino Unido, França e Catar; e My Favorite War, de Ilze Burkovska Jacobsen, uma produção de Noruega e Letônia.

Os cinco indicados a melhor animação serão escolhidos pelos membros de dois braços da Academia: o de curtas-metragens e os de longa de animação. Quem integra outros braços também pode participar da votação, desde que tenha visto um número mínimo de filmes inscritos.

As animações inscritas também podem concorrer em outras categorias do Oscar, incluindo melhor filme. As indicações serão anunciadas em 15 de março e a cerimônia será em 25 de abril.

Top