Andréia Horta, Laura Cardoso e Anna Carolina Francisco foram algumas das premiadas na edição deste ano do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, entregue pela Academia Brasileira de Cinema e realizado nesta terça-feira (5) no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. A noite não foi boa no que diz respeito à direção feminina: o curta Buscando Helena, de Ana Amélia Macedo e Roberto Berliner, foi o único filme dirigido por mulher premiado pelos votantes.
Os longas que ganharam as principais categorias tinham mulheres na produção: Emilie Lesclaux, por Aquarius (ficção); Maria Carneiro da Cunha, por Menino 23 – Infâncias Perdidas no Brasil (documentário); e Márcia Delgado, por O Shaolin do Sertão (comédia).
Líder de indicações, Elis foi o campeão de troféus: oito no total, incluindo o de melhor atriz para Andréia Horta. O prêmio de coadjuvante ficou para Laura Cardoso, por De Onde Eu Te Vejo, uma das mais aplaudidas da noite.
A atriz e diretora Helena Ignez recebeu uma homenagem ao lado do ator Antônio Pitanga. Em seu discurso, ela falou sobre sua trajetória: “Não é fácil ter identidade quando se casa com Glauber Rocha e, sete anos depois, Rogério Sganzerla. [Minha carreira] foi uma grande luta pela independência, pela minha identidade feminina”, afirmou. “Meu cinema é interessado, pela política e pela vida. Sou uma eterna errante, dedico minha vida a esse espaço-tempo que é o cinema.”
Veja todas as ganhadoras do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro:
Longa-metragem de ficção (produtora)
Emilie Lesclaux, por Aquarius
Longa-metragem de documentário (produtora)
Maria Carneiro da Cunha, por Menino 23 – Infâncias Perdidas no Brasil
Longa-metragem de comédia (produtora)
Márcia Delgado, por O Shaolin do Sertão
Atriz
Andréia Horta, por Elis
Atriz coadjuvante
Laura Cardoso, por De Onde Eu Te Vejo
Roteiro adaptado
Ana Carolina Francisco, por Big Jato
Maquiagem
Anna Van Steen, por Elis
Figurino
Cristina Camargo, por Elis
Curta-metragem – documentário (diretora)
Ana Amélia Macedo, por Buscando Helena
+
Veja a lista completa de ganhadores aqui
Foto: Reprodução/Canal Brasil