Filmes dirigidos por mulheres venceram os principais prêmios da edição deste ano do Festival de Cinema de Berlim, encerrada nesta quarta-feira (16). Alcarràs, da espanhola Carla Simón, recebeu o Urso de Ouro, honraria máxima do evento, enquanto a francesa Claire Denis levou o troféu de direção por Fire.
Claire Denis: Ouça uma playlist com músicas que marcaram os filmes da diretora
Apoie: Seja apoiador do Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo
Outros troféus importantes conquistados por mulheres na competição principal de Berlim foram o Prêmio do Júri para Manto de Gemas, de Natalia López Gallardo; o de roteiro para Laila Stieler, por Rabiye Kurnaz vs. George W. Bush; o de melhor atuação para Meltem Kaptan, também por Rabiye Kurnaz vs. George W. Bush; e o de melhor atuação em papel coadjuvante para Laura Basuki, por Before, Now and Then.
Grande vencedor do festival, Alcarràs é o segundo longa de Carla Simón, conhecida por Verão 1993, lançado em 2017. O novo filme conta a história de uma família catalã que cultiva pêssegos em um pequeno vilarejo. Quando o dono da fazenda morre, seu herdeiro decide vender a terra, deixando a família em situação difícil.
Fire reúne a veterana diretora Claire Denis, de Bom Trabalho (1999) e High Life (2018), com três atores que já trabalharam em outros de seus filmes. Juliette Binoche é Sara, uma mulher dividida entre o marido, interpretado por Vincent Lindon, e o ex-amante, vivido por Grégoire Colin.
Além da competição principal, outras seções do Festival de Berlim premiaram filmes dirigidos por mulheres neste ano. Trap, de Anastasia Veber, recebeu o Urso de Ouro de melhor curta-metragem; Comedy Queen, de Sanna Lenken, levou melhor filme da mostra Generation Kplus; e Mutzenbacher, de Ruth Beckermann, foi o grande premiado da mostra Encontros. Veja a lista completa de premiados no site do festival.
Foto: Ronny Hartmann/Pool/AFP via Getty Images