Uma merecida homenagem à diretora belga Agnès Varda é um dos destaques da edição deste ano da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, que ocorre de 19 de outubro a 1º de novembro.
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O festival exibirá 11 filmes da cineasta, que no próximo mês receberá um Oscar pelo conjunto da obra. O line-up da Mostra inclui o longa mais recente de Vardà, Visages, Villages, selecionado por Cannes e Toronto e dirigido em parceria com o fotógrafo e muralista J.R.. Saiba mais sobre todos os filmes da diretora que estão na programação:
“As Cento e Uma Noites”
[Les cent et une nuits, França, 1995]
O senhor Cinema tem cem anos de idade e mora em um castelo. Ele contrata uma jovem cinéfila chamada Camille para lhe contar as histórias dos filmes que ele fez. Camille fica encantada quando atores famosos aparecem para visitar o velho amigo. Mas um grupo de pessoas está em busca de sua fortuna para realizar o próprio filme.
“Cléo das 5 às 7”
[Cléo de 5 à 7, França, 1962]
Cléo é uma cantora que está preocupada com a possibilidade de ter câncer e que aguarda o resultado de uma biópsia. Durante duas horas, das 5 às 7, ela anda pelas ruas de Paris, conversa em cafés e tenta aceitar o seu próprio egoísmo para encontrar a paz antes de buscar os exames. Estrelado pela atriz Corinne Marchand.
“Daguerreótipos”
[Daguerréotypes, França, 1975]
Este documentário traça retratos de pessoas que na época ocupavam algumas lojas em um dos quarteirões – entre os números 70 e 90 – da tradicional rua Daguerre. A pitoresca via localizada no 14º distrito de Paris era extremamente familiar para a diretora durante a filmagem: ela mesma era uma das moradoras do local.
“As Duas Faces da Felicidade”
[Le bonheur, França, 1965]
François é um jovem carpinteiro que vive feliz com a mulher e os filhos. Sua vida é dividida entre o trabalho na marcenaria, piqueniques no campo e tardes tranquilas em casa. Um dia, ele conhece uma funcionária dos correios chamada Emilie. Ganhador do Prêmio Especial do Júri no Festival de Berlim, é estrelado por Jean-Claude Drouot e Marie-France Boyer.
“Jacquot de Nantes”
[França, 1991]
Era uma vez um menino que cresceu em uma garagem, onde todos gostavam de cantar. Com uma crescente fascinação por todo tipo de espetáculo, ele um dia compra uma câmera. O filme faz uma evocação à infância do diretor e roteirista francês Jacques Demy (1931-1990), mostrando sua vocação para o cinema e para musicais.
“Jane B. por Agnès V.”
[Jane B. par Agnès V., França, 1987]
Distanciando-se do formato tradicional das biografias no cinema, Jane B. por Agnès V. se contrói como um caleidoscópico feito de fragmentos de ficções de momentos diversos. Nestes fragmentos, a atriz, cantora e ícone fashion Jane Birkin, na época com 40 anos, interpreta diferentes personagens e dá vida, também, ao papel de si mesma.
“La Pointe Courte”
[França, 1954]
Um jovem casal visita a vila litorânea de La Pointe Courte, na França, enquanto tenta resolver os seus problemas e lidar com as mudanças em seu relacionamento. Aclamado como um dos precursores da Nouvelle Vague, movimento do qual Agnès Varda é nome central, o filme é estrelado pelos atores Philippe Noiret e Silvia Monfort.
“Os Renegados”
[Sans toit ni loi, França, 1985]
Durante o inverno, o corpo de uma jovem é encontrado congelado em um fosso no sul da França. Por meio de flashbacks e entrevistas, vamos conhecendo os eventos que levaram à sua trágica morte. O filme ganhou o Leão de Ouro e também o Prêmio da Crítica no Festival de Veneza. Estrelado pela atriz Sandrine Bonnaire.
“O Universo de Jacques Demy”
[L’univers de Jacques Demy, França, 1995]
Agnès Varda dirigiu este documentário quatro anos depois da ficção Jacquot de Nantes (1991), em que falou sobre a infância de Jacques Demy e que também está na programação da Mostra. Aqui, abordou a vida adulta e profissional do roteirista e cineasta, com quem foi casada de 1962 até a morte dele, em 1990, aos 59 anos.
“Uma Canta, a Outra Não”
[L’Une Chante, L’autre pas, França, 1977]
No início dos anos 1960 em Paris, duas mulheres se tornam amigas: Pomme, aspirante a cantora, e Suzanne, garota grávida que não tem condições de manter um terceiro filho. Pomme empresta a Suzanne o dinheiro para um aborto ilegal e, depois, as duas perdem contato. Após mais de uma década, elas se encontram em uma manifestação.
“Visages, Villages”
[França, 2017]
Agnès Varda e JR têm em comum a paixão por imagens e o questionamento sobre como são compartilhadas e expostas. Agnès escolheu o cinema; JR escolheu criar galerias fotográficas ao ar livre. Em encontros aleatórios ou planejados, eles convidam pessoas a segui-los em uma viagem no caminhão fotográfico de JR.