Todos os filmes dirigidos por mulheres na programação do Festival do Rio

Começa nesta quinta-feira (6) a maratona cinematográfica dos cariocas: até o dia 16 de outubro, a edição deste ano do Festival do Rio exibe 250 filmes de mais de 60 países.

Os  dirigidos por mulheres são minoria, representando cerca de 25% da programação. Mas há títulos aguardados, como Toni Erdmann, de Maren Ade, elogiado em Cannes e candidato da Alemanha ao Oscar; Raw, de Julia Ducournau, muito comentado em Toronto; Certas Mulheres, novo trabalho de Kelly Reichardt; e Planetarium, da diretora Rebecca Zlotowski.

Para ajudar na difícil missão de escolher o que assistir, listamos todos os filmes dirigidos por mulheres que estão na programação. Consulte locais e horário de sessão no site do festival.


absolutely-fabulous“Absolutely Fabulous: O Filme”
[Absolutely Fabulous: The Movie, Reino Unido/EUA, 2016]
Na versão para o cinema da série cômica britânica, Edina e Patsy acidentalmente empurram a modelo Kate Moss no rio Tâmisa. Perseguidas por paparazzi, elas se refugiam, sem um tostão, em um resort na Riviera Francesa. Dirigido por Mandie Fletcher.


afeganistão“Afeganistão”
[Afghanistan, França, 1934-1940]
As filmagens de Marie-Alice Hackin (1905-1941), conhecida como Ria Hackin, durante expedições de escavação em sítios arqueológicos do Afeganistão realizadas nos anos 1930.


avant-les-rues“Antes das Ruas”
[Avant les Rues, Canadá, 2016]
Após matar um homem durante um assalto, o jovem Shawnouk foge para a floresta, decidido a voltar para a aldeia onde nasceu: Atikamekw, nos arredores do Quebec. Direção de Chloé Leriche.


antonieta“Antonieta”
[Brasil, 2016]
Curta-metragem de Flávia Person sobre Antonieta de Barros (1901-1952), que em 1935 tornou-se a primeira mulher negra a assumir um mandato popular no Brasil.


a-peine-jouvre-les-yeux“Assim que Abro meus Olhos”
[À peine j’ouvre les yeux, França/Tunísia/Bélgica, 2015]
Na Tunísia pré-revolução de 2010, a jovem Farah quer cantar em uma banda de rock e aproveitar a vida. Para isso, terá de ir contra a família, que a vê como futura médica. Dirigido por Leyla Bouzid.


baden-baden“Baden Baden”
[Bélgica/França, 2016]
Após ser destratada por uma atriz e um produtor, Ana abandona o set do filme em que trabalha e retorna a Estrasburgo, sua cidade natal, para um verão escaldante. Dirigido por Rachel Lang.


bleia-a-oleo“Baleia a Óleo”
[Brasil, 2016]
Curta de Lísia Palombino sobre a história do Rio de Janeiro como núcleo baleeiro. Durante séculos a cidade recebeu barcos com mamíferos capturados dos quais aproveitava-se sobretudo o óleo.


the-promised-band“A Banda Prometida”
[The Promised Band, EUA/Israel/Palestina/Nepal, 2016]
Uma jovem produtora americana promove um encontro entre mulheres na fronteira entre Israel e Palestina. Elas, então, decidem criar uma banda. Documentário dirigido por Jen Heck.


bernadette-lafont“Bernadette Lafont – E Deus Criou a Mulher Livre”
[Bernadette Lafont – Et Dieu créa la femme libre, França, 2016]
A trajetória da atriz francesa Bernadette Lafont (1938-2013), contada por seus amigos e por suas netas, Anna, Juliette e Solène. Dirigido por Esther Hoffenberg.


Brujerias“Bruxarias”
[Brujerías, Espanha/Brasil, 2014]
Malva, 10 anos, vai a uma feira de produtos medicinais onde sua avó apresenta produtos que são um segredo de sua família. O sucesso desperta o interesse de Rufa, o malvado dono de uma fábrica de cosméticos, que decide raptar a avó. Para salvá-la, Malva se une a um confraria de bruxas. Dirigido por Virginia Curiá.


carregadores“Carregadores”
[Cargadores, Peru, 1971]
Curta-metragem da diretora Joelle de la Casinière que acompanha a vida dos carregadores das ruas de Cuzco, no Peru. Seu trabalho: transportar enormes pacotes e mercadorias nas costas.


central“Central”
[Brasil, 2015]
Documentário de Tatiana Sager e Renato Dornelles sobre o Presídio Central de Porto Alegre. O filme tem entrevistas com representantes do Poder Judiciário, do Ministério Público e de pesquisadores, além de imagens feitas pelos próprios presos.


certain-women-kristen“Certas Mulheres”
[Certain Women, EUA, 2015]
Histórias de quatro mulheres se cruzam em uma pequena cidade no interior de Montana, nos Estados Unidos: uma advogada consagrada, uma recém-formada, uma rancheira e uma mãe durante a construção da nova casa. Direção de Kelly Reichardt.


os-cravos-e-a-rocha“Os Cravos e a Rocha”
[Portugal/Brasil, 2015]
Curta-metragem de Luísa Siqueira sobre a passagem do cineasta brasileiro Glauber Rocha por Portugal, quando participou do filme coletivo As Armas e o Povo, um registro da Revolução dos Cravos.


demo%cc%82nia“Demônia – Melodrama em 3 Atos”
[Brasil, 2016]
Demônia é um ser endiabrado. Ou uma mulher má. Curta-metragem dirigido por Fernanda Chicolet e Cainan Baladez.


divinas-divas“Divinas Divas”
[Brasil, 2016]
Dirigido por Leandra Leal, o filme acompanha Rogéria, Jane Di Castro, Divina Valéria, Camille K, Eloína dos Leopardos, Fujika de Halliday, Marquesa e Brigitte de Búzios enquanto preparam um espetáculo que celebra seus 50 anos de carreira.


et-la-femme-crea-hollywood“E a Mulher Criou Hollywood”
[Et la femme creá Hollywood, França, 2015]
Documentário de Clara Kuperberg sobre Alice Guy, Lois Weber, Dorothy Arzner e outras mulheres que, apesar de pioneiras na indústria cinematográficas, foram esquecidas.


e-um-caso-de-policia“É um Caso de Polícia”
[Brasil, 1959]
Uma jovem aficionada por crimes e histórias policiais escuta a conversa de dois homens. Eles discutem  sobre a melhor forma de praticar um assassinato – e ela resolve seguí-los. Único longa-metragem dirigido por Carla Civelli (1921-1977).


o-efeito-aquatico“O Efeito Aquático”
[L’effet aquatique, França/Islândia, 2016]
Samir tem 40 anos e é apaixonado por Agathe, uma professora de natação. Para conquistá-la, ele se matricula em uma de suas aulas, mesmo sabendo nadar perfeitamente. Último filme dirigido por Sólveig Anspach (1960-2015).


enta%cc%83o-morri“Então Morri”
[Brasil, 2016]
A partir de diferentes histórias, o filme dirigido por Bia Lessa e Dany Roland acompanha a vida de uma mulher – do nascimento à morte.


era-o-hotel-cambridge-4“Era o Hotel Cambridge”
[Brasil/França/Espanha, 2016]
A diretora Eliane Caffé mostra a trajetória de refugiados recém-chegados ao Brasil que, junto a trabalhadores sem-teto, ocupam um velho edifício abandonado no centro de São Paulo.


rara“Estranha”
[Rara]
Sara e a irmã vivem com a mãe e sua nova companheira, seguindo uma rotina similar à de qualquer outra família. O pai da menina, porém, não vê as coisas desta forma. De Pepa San Martín.


inside-the-mind-of-favela-funk“Funk de Favela na Cabeça”
[Inside the Mind of Favela Funk, Holanda, 2015]
Documentário de Elise Roodenburg e Fleur Beemster sobre as relações amorosas no mundo do funk e a opinião das mulheres sobre a mensagem passada pelas letras das músicas.


galeria f“Galeria F”
[
Brasil, 2016]
A trajetória de Theodomiro Romeiro dos Santos, militante do Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR) que foi preso e torturado durante nove anos, condenado inicialmente à morte pelo assassinato de um sargento em 1971. De Emília Silveira.


historias-dos-dois-que-sonharam“História dos Dois que Sonharam”
[Historias de dos que soñaron, México/Canadá, 2016]
Em um antigo condomínio em Toronto, pessoas aguardam resposta aos seus pedidos de asilo para começar uma vida nova no Canadá. Dirigido por Andrea Bussmann e Nicolás Pereda.


holocausto-brasileiro“Holocausto Brasileiro”
[Brasil, 2016]
No começo do século 20, o Hospital Colônia foi fundado em Barbacena (MG) para tratar tuberculosos e doentes psiquiátricos. Por trás dos muros, era destino de quem a sociedade considerava desajustado: pobres, gays, prostitutas, alcoólatras, crianças indesejadas. Direção de Daniela Arbex e Armando Mendz.


o-homem-da-raia-do-canto“O Homem da Raia do Canto”
[Brasil, 2016]
Vivendo em um mundo caótico, um homem se matricula em uma aula de natação na tentativa de encontra um amor. Curta-metragem dirigido pela cineasta Cibele Santa Cruz.


hooligan-sparrow“Hooligan Sparrow”
[China/EUA, 2016]
A cineasta Nanfu Wang acompanha a ativista Ye Haiyan (também conhecida como Hooligan Sparrow) e sua equipe até Hainan, uma província no sul da China onde foram relatados seis casos de meninas abusadas sexualmente pelo diretor de uma escola.


a-ideia-de-um-lago“A Ideia de um Lago”
[La idea de un lago, Suíça/Argentina/Catar, 2016]
Grávida, a fotógrafa Inès trabalha em um projeto relacionado à sua infância. A única foto com seu pai, desaparecido durante a ditadura argentina, é ponto de partida. Direção de Milagros Mumenthaler.


intolerancia“Intolerância.doc”
[Brasil, 2016]
Dirigido por Susanna Lira, o documentário acompanha casos de crimes de homofobia na cidade de São Paulo, das torcidas organizadas às brigas de gangue.


o-jabuti-e-a-anta“O Jabuti e a Anta”
[Brasil, 2016]
Inquieta com as imagens dos reservatórios vazios no sudeste do Brasil, a documentarista Eliza Capai tenta entender estas obras faraônicas, agora construídas no meio da floresta Amazônica.


jonas-e-o-circo-sem-lona“Jonas e o Circo sem Lona”
[Brasil, 2015]
Jonas tem 13 anos e nasceu em um circo itinerante. Há alguns anos, mudou-se com a mãe a avó para um bairro da periferia de Salvador. Como nunca se acostumou ao novo estilo de vida, criou seu próprio circo no quintal de casa. Mas mantê-lo vivo fica mais difícil conforme os anos passam. Documentário de Paula Gomes.


kiki“Kiki”
[Suécia/EUA, 2016]
O documentário de Sara Jordenö acompanha os bailes kiki, populares entre a comunidade LGBTQ negra de Nova York, onde ocorrem acirradas competições da dança conhecida como voguing.


lapis-cor-de-pele“Lápis Cor de Pele”
[Brasil, 2015]
O curta-metragem dirigido por Victória Roque discute o racismo na infância e os efeitos provocados pela ausência de representações de crianças negras nos meios de comunicação.


a-longa-noite-de-francisco-sanctis“A Longa Noite de Francisco Sanctis”
[La Larga Noche de Francisco Sanctis, Argentina, 2016]
Durante a ditadura argentina, Francisco recebe a informação de que duas pessoas vão “desaparecer”. Ele deve arriscar sua vida para salvar outras? Dirigido por Andrea Testa e Francisco Márquez.


lost-in-paris“Lost in Paris”
[Paris pieds nus, França/Bélgica, 2016]
Morando no Canadá, Fiona recebe uma carta angustiada da tia Marta, que vive em Paris. Quando chega à capital francesa, descobre que a tia desapareceu. Dirigido por Fiona Gordon e Dominique Abel.


Maya Angelou“Maya Angelou, e Ainda Resisto”
[Maya Angelou and Still I Rise, EUA, 2016]
Documentário sobre Maya Angelou (1928-2014), que superou o racismo e o abuso sexual sofrido durante a infância para se tornar uma das mais importantes escritoras dos Estados Unidos. Dirigido por Rita Coburn Whack e Bob Hercules.


mi-amiga-del-parque“Minha Amiga do Parque”
[Mi amiga del parque, Argentina/Uruguai, 2015]
Enquanto o marido viaja a trabalho, Liz cuida sozinha do filho pequeno. Deslocada em meio ao grupo de pais no parque, ela se aproxima da operária Rosa. Dirigido por Ana Katz.


mister-universo“Mister Universo”
[Áustria/Itália, 2016]
Tairo é domadora de leões e vive entre caravanas de circo com a namorada acrobata. Quando perde seu amuleto da sorte, sai em uma odisseia pela Itália em busca do homem que o presenteou com o objeto anos atrás. Dirigido por Tizza Covi e Rainer Frimmel.


“Mulher do Pai”
[Brasil/Uruguai, 2016]
Reuben tem 40 anos e ficou cego ainda jovem. Nalu tem 16 e está se tornando adulta. Eles terão de aprender a se tratar como pai e filha depois da morte de Olga, mãe de Ruben, que os criou quase como irmãos. Mas a chegada de uma mulher uruguaia ao local pode complicar as coisas. Direção de Cristiane Oliveira.


the-misplaced-world“O Mundo Fora do Lugar”
[Die abhandene Welt, Alemanha, 2015]
Paul se depara com uma foto de uma diva da ópera americana que tem semelhança física impressionante com sua falecida esposa, Evelyn. Curiosa, a filha dele, Sophie, decide cruzar o Atlântico para encontrar a cantora. Dirigido por Margarethe Von Trotta.


nao-me-prometa-nada“Não me Prometa Nada”
[Brasil, 2016]
As ruas da Tijuca se transformam para o Ano Novo Chinês enquanto o Rio se prepara para as Olimpíadas. Um casal de primos chineses se apaixona secretamente, mas tudo muda com uma passagem de avião. Curta-metragem de Eva Randolph.


no-escuro-do-cinema-descalc%cc%a7o-os-sapatos“No Escuro do Cinema Descalço os Sapatos”
[Portugal, 2016]
A diretora Cláudia Varejão acompanha o trabalho e a dedicação dos bailarinos da Companhia Nacional de Bailado de Portugal, que comemora quatro décadas de existência.


noite-sem-fim“Noite Sem Fim”
[Nadie quiere la noche, Espanha/França/Bulgária, 2014]
A história da escritora Josephine Peary (1863-1955), que em 1908 viajou ao Polo Norte atrás do marido, o explorador Robert Beary, em uma jornada épica. Direção de Isabel Coixet.


“Para Ter Onde Ir”
[Brasil, 2016]
Três mulheres com diferentes visões seguem juntas em uma viagem: Eva, madura pragmática; Melina, livre e sem compromisso; e Keithylennye, ex-dançarina de tecnobrega. De Jorane Castro.


pitanga“Pitanga”
[Brasil, 2016]
Documentário sobre o ator Antônio Pitanga, um dos grandes nomes do cinema brasileiro. Dirigido por Camila Pitanga e Beto Brant.


planetarium“Planetarium”
[França/Bélgica, 2016]
Paris, anos 1930. Duas irmãs americanas que dizem se comunicar com os mortos estão concluindo uma turnê mundial. Mas um produtor de cinema francês decide contratá-las para um projeto ambicioso. Dirigido por Rebecca Zlotowski.


eva-hesse“O Pós-minimalismo de Eva Hesse”
[Eva Hesse, EUA/Alemanha, 2016]
Documentário da diretora Marcie Begleiter sobre Eva Hesse (1936-1970), uma das mais importantes artistas do pós-guerra nos Estados Unidos, que morreu aos 34 anos, vítima de um tumor cerebral.


postergados“Postergados”
[Brasil, 2016]
Curta-metragem dirigido por Carolina Markowicz, narra diferentes histórias para abordar a relação com a morte.


raw“Raw”
[Grave, França, 2016]
Justine nasceu em uma família de veterinários e, aos 16 anos, está prestes a ingressar na faculdade. No trote, ela é forçada a comer carne crua pela primeira vez em sua vida – e as consequências são inesperadas. Direção de Julia Ducournau.


redemption-song“Redemption Song”
[Itália/Brasil/Guiana/Senegal, 2015]
Refugiado na Itália, Cissoko filma aspectos pouco atraentes do mundo ocidental em crise, onde muitas vezes o trabalho se aproxima da escravidão. De volta à Guiné, exibe as imagens em escolas e aldeias. No Brasil, presta homenagem aos descendentes de escravos em comunidades quilombolas. Documentário de Cristina Mantis.


a revolução não será televisionada“A Revolução Não Será Televisionada”
[The Revolution Won’t Be Televised, Senegal/França, 2016]
A cineasta Rama Thiaw registra o movimento que tomou conta das ruas do Senegal em 2012, quando o então presidente Abdoulaye Wade decidiu disputar um terceiro mandato, a despeito de a Constituição prever apenas uma reeleição.


richard-linklater-dream-is-destiny“Richard Linklater – O Sonho é Destino”
[Richard Linklater – Dream is Destiny, EUA, 2015]
Documentário que revisita a trajetória do diretor americano Richard Linkater, de sua pequena cidade natal no Texas à calorosa recepção no circuito internacional. De Karen Bernstein e Louis Black.


robert-doisneau“Robert Doisneau: Through the Lens”
[Robert Doisneau: Le Révolté Du Merveilleux, França, 2016]
Documentário de Clémentine Deroudille sobre Robert Doisneau (1912-1994), popular fotógrafo francês e autor de uma das mais icônicas imagens do século 20, “O beijo do Hôtel de Ville”.


sonita“Sonita, Uma Rapper Afegã”
[Sonita, Alemanha/Irã/Suíça, 2015]
Sonita é uma rapper e refugiada afegã que vive no Irã. Quando sua família decide levá-la de volta ao Afeganistão para se casar com um homem mais velho, ela cria um manifesto contra o casamento forçado. Documentário de Rokhsareh Ghaem Maghami.


strike-a-pose“Strike a Pose”
[Holanda/Bélgica, 2016]
Documentário de Ester Gould e Reijer Zwaan sobre sete jovens dançarinos – seis gays e um hétero – que juntaram-se à cantora Madonna na turnê Blond Ambition, em 1990.


talvez-deserto-talvez-universo“Talvez Deserto Talvez Universo”
[Brasil, 2015]
Documentário de Karen Akerman e Miguel Seabra Lopes sobre a Unidade de Internamento de Psiquiatria Forense, uma estrutura de regime fechado e segurança média, com vertente reabilitadora. Os homens que estão ali foram considerados inimputáveis pelo tribunal.


tatiana“Tempestade”
[México, 2016]
Miriam é presa e acusada sem provas de tráfico de pessoas. Adela trabalha como palhaça em um circo itinerante. Marcadas pela violência, as histórias destas mulheres são o ponto de partida para o documentário de Tatiana Huezo sobre a vida no México.


“Todo o Resto”
[Todo lo demás, México/EUA, 2016]
Dona Flor é uma burocrata que há 30 anos lida com cidadãos indignados. Na companhia de seu gato, passa noites listando obsessivamente as pessoas que atendeu. De Natalia Almada.


toni erdmann“Toni Erdmann”
[Alemanha/Áustria, 2016]
Um pai brincalhão decide passar um tempo com a filha em Bucareste. Mas além de o relacionamento ser distante, eles também têm temperamentos opostos. De Maren Ade.


waiting-fr-b“Waiting For B.”
[Brasil, 2015]
Documentário sobre os fãs da cantora Beyoncé que passaram dois meses acampados para garantir bons lugares no show realizado em São Paulo em 2013. De Abigail Spindel e Paulo Cesar Toledo.


xapiri“Xapiri”
[Brasil, 2012]
O documentário de Gisela Motta e Leandro Lima registra encontros de xamãs realizados em 2011 na aldeia Watoriki, no Amazonas.

One thought on “Todos os filmes dirigidos por mulheres na programação do Festival do Rio

Deixe um comentário

Top