Todos os meses o Mulher no Cinema publica uma lista com dicas de filmes dirigidos por mulheres para assistir online, em plataformas como Netflix, Amazon Prime, HBO Go, Now, Google Play, Telecine e YouTube.
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e tenha acesso a conteúdo exclusivo
#52FilmsByWomen: Apoie as mulheres do cinema vendo um filme por semana
São títulos de diferentes gêneros, que mostram a variedade do trabalho das mulheres no cinema e ajudam nos dias em que a vontade de ver um filme é grande, mas a inspiração não vem.
Veja o que assistir no streaming em abril:
“Crip Camp: Revolução pela Inclusão”
[Crip Camp, EUA, 2020]
Disponível na Netflix
Nos anos 1970, um grupo de jovens se conheceu no Camp Jened, um acampamento de verão para pessoas com deficiência. A partir deste encontro, nasceu um movimento que foi fundamental para assegurar os direitos dos deficientes nos Estados Unidos. Documentário dirigido por Nicole Newnham e James Lebrecht.
Filmes de Helena Solberg
Disponíveis no Vimeo [links abaixo]
Um dos grandes nomes do cinema brasileiro, a diretora Helena Solberg liberou três de seus filmes para serem vistos gratuitamente durante o período de quarentena. Realizadas em 1970 com o coletivo International Women’s Film Project, as produções são A Nova Mulher (1974), um panorama da luta por igualdade de gênero nos Estados Unidos; A Dupla Jornada (1975), sobre a realidade de mulheres trabalhadoras em países da América Latina; e Simplesmente Jenny (1978), centrado em adolescentes em um reformatório na Bolívia.
“As Golpistas”
[Hustlers, EUA, 2019]
Disponível na Amazon Prime, Apple TV e Now
Baseado em história real, o filme de Lorene Scafaria acompanha um grupo de strippers que decide armar um plano para tirar vantagem de seus clientes mais ricos de Wall Street. O elenco tem Jennifer Lopez, Constance Wu, Lili Reinhart, Keke Palmer, Julia Stiles, Lizzo, Cardi B e Madeline Brewer. Ouça a playlist do filme
“Lost Girls – Os Crimes de Long Island”
[Lost Girls, EUA, 2020]
Disponível na Netflix
Conhecida por documentários como The Farm: Angola, USA (1998) e What Happened, Miss Simone? (2015), a diretora Liz Garbus estreia na ficção com este filme inspirado em história real. Amy Ryan interpreta Mari Gilbert, uma mulher que sai em busca de respostas quando sua filha desaparece. Conforme pressiona a polícia a lhe dar atenção, ela ajuda a revelar uma série de assassinatos na região de Long Island, nos Estados Unidos.
“Teko Haxy – Ser Imperfeita”
[Brasil, 2018]
Disponível no Vimeo
Rodado durante três anos, este média-metragem retrata o encontro entre Patrícia Ferreira, realizadora audiovisual indígena da etnia Mbyá-Guarani e moradora da Aldeia Ko’enju, e Sophia Pinheiro, artista visual e antropóloga não-indígena. Filmando uma à outra, elas descobrem suas semelhanças e diferenças. Patrícia e Sophia liberaram o filme para ser visto gratuitamente durante o mês de abril.
Luísa Pécora é jornalista, criadora e editora do Mulher no Cinema