Toda semana, sempre às quintas-feiras, o Mulher no Cinema prepara uma lista com os filmes dirigidos, escritos e/ou protagonizados por mulheres que chegam às salas de cinema do Brasil.
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo
Como alguns filmes não estreiam em todas as praças, é importante que o leitor consulte a programação de sua cidade. O Mulher no Cinema também recomenda que o público se informe sobre os protocolos de segurança contra o novo coronavírus (Covid-19) adotados por cada sala de cinema.
Veja as estreias desta quinta-feira, 1 de dezembro.
*
“Aftersun”
[Reino Unido/EUA, 2022]
Sophie reflete sobre férias que passou com seu pai duas décadas atrás, quando tinha 11 anos. Entre memórias reais e imaginárias, ela tenta reconciliar o pai que conheceu com o homem que não conhecia. Escrito e dirigido por Charlotte Wells, é estrelado por Frankie Corio e venceu a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.
“Até os Ossos”
[Bones and All, Itália/EUA, 2022]
Maren é uma jovem que aprendeu a sobreviver à margem da sociedade. Em uma viagem pelas estradas dos Estados Unidos, se apaixona pelo andarilho Lee. Estrelado por Taylor Russell e dirigido por Luca Guadagnino.
“Breve História do Planeta Verde”
[Breve historia del planeta verde, Argentina/Alemanha/Brasil/Espanha, 2019]
Tania descobre que sua avó passou os últimos anos de sua vida cuidando de um fofo alienígena. Acompanhada de dois amigos, Tania viaja por uma pequena cidade argentina para realizar o último desejo da avó: devolver o alien a seu lugar de origem. Protagonizado por Romina Escobar e dirigido por Santiago Loza.
“Êxtase”
[Brasil, 2020]
Clara enfrenta o medo e a vulnerabilidade criando um mundo onde se sente capaz de controlar tudo, até privar-se de alimento. Mas uma vida feita de restrição e tortura pode aparentar o contrário e ser extremamente sedutora. Até que esse delírio se rompa, a menina levará seu corpo até o limite. Dirigido por Moara Passoni.
“A Maldição do Quarto 203”
[Room 203, EUA, 2022]
Duas melhores amigas são aterrorizadas por espíritos malignos que habitam seu apartamento. Protagonizado por Francesca Xuereb e Viktoria Vinyarska, o filme é dirigido por Ben Jagger.
“Nunca Mais Serei a Mesma”
[Brasil, 2022]
Lorena, Brandy, Ana e Cecília nunca se encontraram, mas suas histórias, sim. Elas têm diferentes idades, origens e cores da pele, mas todas são mulheres latino-americanas que foram afetadas pela violência. A história de cada uma é contada neste documentário dirigido por Alice Lanari.
“Pequenos Guerreiros”
[Brasil, 2022]
Cosme e Dona Maria fazem uma viagem até Barbalha para pagar uma promessa na Festa do Pau da Bandeira. Eles vão acompanhados do filho Benedito e dos sobrinhos Matheuzinho e Bruna, para quem a viagem é uma descoberta das paisagens, das histórias e das riquezas culturais do sertão. Dirigido por Bárbara Cariry, que também assina o roteiro em parceria com Rosemberg Cariry.
“Na Rédea Curta”
[Brasil, 2022]
Júnior foi criado apenas pela mãe na periferia de Salvador. Ao descobrir que vai ser pai, ele decide buscar o seu, partindo junto com Mainha em uma viagem cheia de confusões até Cachoeira, no Recôncavo da Bahia. Dirigido por Glenda Nicácio e Ary Rosa, a mesma dupla de Café com Canela.
“Um Samurai em São Paulo”
[Brasil, 2022]
Grandes mestres de artes marciais fizeram história no cinema e atraíram milhares de pessoas para a prática das técnicas orientais. Quem são eles na realidade? O que nos ensinam? O documentário investiga essa pergunta a partir da observação da vida de Sensei Taketo Okuda, 75 anos, e de sua relação com alunos e discípulos. Dirigido por Débora Mamber.