Toda semana, sempre às quintas-feiras, o Mulher no Cinema prepara uma lista com os filmes dirigidos, escritos e/ou protagonizados por mulheres que chegam às salas de cinema do Brasil.
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo
Como alguns filmes não estreiam em todas as praças, é importante que o leitor consulte a programação de sua cidade. O Mulher no Cinema também recomenda que o público se informe sobre os protocolos de segurança contra o novo coronavírus (Covid-19) adotados por cada sala de cinema.
Veja as estreias desta quinta-feira, 14 de abril.
*
“Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore”
[Fantastic Beasts: The Secrets of Dumbledore, Reino Unido/EUA, 2022]
Ao saber que o mago das trevas Gerardo Grindelwald está se movimentando para assumir o controle do mundo mágico, o professor Alvo Dumbledore pede que o magizoologista Newt Scamander lidere uma equipe formada por bruxos, bruxas e um padeiro trouxa em uma missão perigosa. J.K. Rowling assina o roteiro do novo filme da franquia em parceria com Steve Kloves. Direção de David Yates.
“Lola e o Mar”
[Lola vers la mer, Bélgica/França, 2020]
Lola é uma jovem mulher trans que vive na cidade com seu melhor amigo, Samir, e estuda para obter o diploma de assistente de veterinária. Quando sua mãe morre, ela volta para casa e encara o pai, Phillipe, com quem não se relaciona. Para realizar o último desejo da mãe, Lola e Phillippe têm de embarcar em uma viagem até o Mar do Norte. Protagonizado por Mya Bollaers e dirigido por Laurent Micheli.
“O Traidor”
[Il Traditore, Itália/França/Alemanha/Brasil, 2019]
No início dos anos 80, uma guerra eclode entre os chefes da Máfia Siciliana pelo controle do tráfico de heroína. Tommaso Buscetta, um integrante de alto escalão, foge para se esconder no Brasil. Extraditado para a Itália, ele decide se encontrar com o Juiz Giovanni Falcone e trair o voto eterno que fez à Cosa Nostra. Ludovica Rampoldi e Valia Santella estão no time de roteiristas do filme, dirigido por Marco Bellocchio.
“Vitalina Varela”
[Portugal, 2019]
Vitalina Varela é uma mulher cabo-verdiana de 55 anos que viveu mais de duas décadas esperando o momento de se juntar ao marido em Portugal. Ela só consegue desembarcar três dias depois de ele morrer, e se vê sozinha em uma nova terra. Estrelado por Vitalina Varela, que escreveu o roteiro junto ao diretor Pedro Costa.