Estreias da semana: as mulheres que chegam às telas

Toda semana o Mulher no Cinema prepara uma lista com os filmes dirigidos, escritos e centrados em mulheres que chegam aos cinemas do Brasil. Veja as estreias desta quinta-feira, 29 de março.


Árvores Vermelhas
[Red Trees, Reino Unido, 2017]
O documentário de Marina Willer traça a trajetória do arquiteto Alfred Willer, que faz parte de uma das doze famílias judaicas que sobreviveu à ocupação nazista em Praga, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). O filme viaja da Europa Oriental ao Brasil, onde a família vem a se estabelecer fugindo do conflito.


“Deixe a Luz do Sol Entrar”
[Un beau soleil intérieur, França/Bélgica, 2017]
Isabelle é uma artista que vive em Paris. Divorciada e mãe solteira, ela está à procura de um amor verdadeiro. Estrelado por Juliette Binoche e dirigido por Claire Denis, que também escreveu o roteiro em parceria com Christine Angot.


“Górgona”
[Brasil, 2016]
O documentário dos diretores Fábio Furtado e Pedro Jezler é centrado em Maria Alice Vergueiro, uma das mais importantes atrizes de teatro do Brasil. Endividada pela montagem de sua última peça, a artista octagenária que sofre do mal de Parkinson vive a aclamação da crítica e a indiferença da indústria.


“Madame”
[França, 2017]
Anne e Bob se mudam para Paris e querem se apresentar à sociedade em um jantar. A chegada de um convidado a mais faz com que o número de presentes vá a 13, número maldito pelo casal. Eles decidem, então, fingir que a empregada da família é uma cidadã da alta sociedade parisiense. Escrito e dirigido por Amanda Sthers, com Toni Collette e Rossy de Palma.


“Stromboli”
[Itália/EUA, 1950]
O primeiro filme da atriz Ingrid Bergman com o diretor Roberto Rossellini, depois de ela escrever uma carta dizendo que queria trabalhar com ele. Sua personagem é Karen, uma mulher da região dos Países Bálticos que se casa com Antonio (Mario Vitale) para fugir de um campo de prisioneiros. Juntos, eles vão viver no vilarejo italiano de Stromboli.


“Uma Dobra no Tempo”
[A Wrinkle in Time, EUA, 2018]
Adaptação do best-seller de Madeleine L’Engle, narra a jornada de Meg (Storm Reid) em busca de seu pai, um cientista que desaparece em meio a um projeto misterioso. O roteiro é de Jennifer Lee e a direção é de Ava DuVernay, primeira mulher negra a dirigir um filme com orçamento de US$ 100 milhões. Leia a crítica.


“Zama”
[Argentina/Espanha/França/EUA/Holanda/Brasil/Portugal/México, 2017]
Escrito e dirigido por Lucrecia Martel, o filme é uma adaptação do livro de Antonio Di Benedetto. Se passa no século 18 e conta a história de Dom Diego de Zama, funcionário da Coroa espanhola num povoado argentino que decide se unir a um bando à procura de um criminoso. Leia a entrevista com a diretora.


Observação: alguns filmes não estreiam em todas as praças. Consulte a programação da sua cidade.

Deixe um comentário

Top