Estreias da semana: as mulheres que chegam às telas

Toda semana o Mulher no Cinema prepara uma lista com os filmes dirigidos, escritos e centrados em mulheres que chegam aos cinemas do Brasil. Veja as estreias desta quinta-feira, 15 de fevereiro.


“Eu, Tonya”
[I, Tonya, EUA, 2017]
As atrizes Margot Robbie e Allison Janney e a montadora Tatiana S. Riegel foram indicadas ao Oscar pelo trabalho nesta cinebiografia da ex-patinadora artística Tonya Harding, dirigida por Craig Gillespie. Harding foi banida do esporte depois que seu ex-marido e seu segurança contrataram um homem para machucar sua principal competidora, Nancy Kerringan.


“Lady Bird: A Hora de Voar”
[Lady Bird, EUA, 2017]
Primeiro filme solo da atriz e roteirista Greta Gerwig como diretora, narra um ano na vida de uma adolescente que vive em Sacramento, na Califórnia. Pelo trabalho, Gerwig tornou-se a quinta mulher a concorrer ao Oscar de direção. Lady Bird também disputa as estatuetas de melhor filme, roteiro adaptado, atriz (Saoirse Ronan) e atriz coadjuvante (Laurie Metcalf).


“Mudbound – Lágrimas Sobre o Mississippi”
[Mudbound, EUA, 2017]
No sul dos Estados Unidos, duas famílias vivem separadas por barreiras raciais e sociais: os McAllan e os Jacksons. Quando Jamie McAllan e Ronsel Jackson voltam da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), formam uma amizade que enfrentará preconceitos. Escrito e dirigido por Dee Rees, que tornou-se a primeira mulher negra a concorrer ao Oscar de roteiro adaptado. O filme também disputa melhor atriz coadjuvante (Mary J. Blige), canção original e direção de fotografia, na primeira vez que uma mulher (Rachel Morrison) é indicada na categoria.


“Três Anúncios para um Crime”
[Three Billboards outside Ebbing, Missouri, EUA, Reino Unido, 2017]
Para pressionar autoridades de uma pequena cidade americana a procurar o responsável pelo assassinato de sua filha, uma mulher instala três outdoors que provocam polêmica. Dirigido por Martin McDonagh, o longa-metragem concorre a sete Oscar, inclusive melhor filme e melhor atriz para Frances McDormand.


Observação: alguns filmes não estreiam em todas as praças. Consulte a programação da sua cidade.

Deixe um comentário

Top