Toda semana, sempre às quintas-feiras, o Mulher no Cinema prepara uma lista com os filmes dirigidos, escritos e/ou protagonizados por mulheres que chegam às salas de cinema do Brasil.
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo
Como muitos filmes não estreiam em todas as praças, é importante consultar a programação dos cinemas da sua cidade. Veja as estreias desta quinta-feira, 23 de novembro:
*
“Casamento Grego 3”
[My Big Fat Greek Wedding 3, EUA, 2023]
Toula quer reencontrar os amigos de infância do pai, Gus, que morreu. Para isso, viaja com quase toda a família Portokalos para a Grécia. Escrito, dirigido e protagonizado por Nia Vardalos.
“Culpa e Desejo”
[L’été Dernier, França/Noruega, 2023]
Anne é uma renomada advogada que se especializou em casos de violência sexual contra menores de idade. Ao começar um relacionamento com o filho de 17 anos de seu parceiro, ela põe sua carreira e sua família em risco. Protagonizado pela atriz Léa Drucker, o filme é dirigido por Catherine Breillat, que também assina o roteiro ao lado de Maren Louise Käehne e Pascal Bonitzer.
“Durval Discos”
[Brasil, 2002]
Para ajudar sua mãe, o solteirão Durval contrata uma candidata que faz quitutes extraordinários. Mas ela desaparece deixando para trás sua filha, a pequena Kiki, que mudará a vida da pequena família. Escrito e dirigido por Anna Muylaert, está de volta aos cinemas em cópia digitalizada 4k, como parte da Sessão Vitrine Petrobras.
“Ó Pai, Ó 2”
[Brasil, 2023]
Quinze anos depois dos acontecimentos do primeiro filme, Roque se prepara para lançar sua primeira música e acredita que sua carreira irá deslanchar. Ao mesmo tempo, ele e os vizinhos do cortiço de Dona Joana tentam ajudar Neuzão a recuperar seu bar. Dirigido por Viviane Ferreira, autora do roteiro ao lado de Elísio Lopes, Daniel Arcades e Igor Verde, com colaboração de Luciana Souza, Rafael Primot e Bando de Teatro Olodum.
“O Pequeno Corpo”
[Piccolo Corpo, Itália/Eslovênia/França, 2021]
Na Itália de 1900, Agata embarca em uma jornada desesperada para chegar a um misterioso santuário e, assim, salvar a alma da filha condenada ao Limbo. Protagonizado por Celeste Cescutti, o filme é dirigido por Laura Samani, autora do roteiro ao lado de Elisa Dondi e Marco Borromei.
“De Volta à Córsega”
[Le Retour, França, 2023]
Khédidja trabalha para uma rica família parisiense que vai passar um verão na Córsega. É a oportunidade para ela e as filhas adolescentes, Jessica e Farah, retornarem à ilha que deixaram 15 anos antes em circunstâncias trágicas. Enquanto a mãe lida com suas memórias, as garotas têm encontros inesperados, vivem o primeiro amor e mergulham mais fundo na história da família. Direção de Catherine Corsini, que assina o roteiro em parceria com Naïla Guiguet. Protagonizado por Aïssatou Diallo Sagna, Suzy Bemba e Esther Gohourou.