Mulher no Cinema dá espaço a iniciativas de financiamento coletivo relacionadas ao trabalho das mulheres nas telas. A ideia é apresentar projetos independentes a quem quer colaborar. Envie sugestões para contato@mulhernocinema.com
O PROJETO
Noite Fria é um curta-metragem que está sendo produzido por onze estudantes de cinema da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Conta a história da operadora de telemarketing Marta, uma mulher negra de 25 anos, e sua relação com assassinatos que começam a acontecer, sempre com vítimas homens. A equipe é majoritariamente formada por mulheres negras, incluindo as da foto acima, da esquerda para a direita: Letícia Batista (diretora de arte), Beatriz Lins (diretora de fotografia), Mariana Souza (assistente de direção) e Priscila Nascimento (direção e roteiro).
COMO SURGIU O PROJETO
As realizadoras definiram o projeto após entrarem em contato com estudos que apontam a exclusão das mulheres negras no cinema nacional, sobretudo no que diz respeito à direção e ao roteiro. Elas foram inspiradas, também, pela diretora americana Julie Dash e pelo movimento cinematográfico conhecido como L.A. Rebellion, formado por cineastas negros que estudaram na Universidade da Califórnia, Los Angeles, entre o fim dos anos 1960 e o fim dos anos 1980. O filme, segundo a equipe, busca “questionar a violência contra a mulher, a forma como essa violência é colocada no noticiário e a importância que os homens dão à violência e ao feminicídio”.
COMO SERÁ O LANÇAMENTO
COMO COLABORAR
A campanha de financiamento coletivo está rolando no Benfeitoria e vai até 25 de abril. A meta é arrecadar R$ 3,5 mil, que serão usados para cobrir custos de transporte e alimentação da equipe. Doações a partir de R$ 10 preveem recompensas.
SAIBA MAIS
Acompanhe a página do curta no Facebook