“De Cabeça Erguida” chega aos cinemas brasileiros no dia 17 de setembro, mas três sessões com debate serão realizadas antes da estreia em São Paulo, Santos e Salvador.
O filme de Emmanuelle Bercot abriu o Festival de Cannes deste ano, na primeira vez que um longa dirigido por uma mulher foi escolhido para a abertura desde 1987. Também autora do roteiro, ao lado de Marcia Romano, Bercot conta a história de Maloney, um jovem que desde os seis anos comete pequenos delitos e tem problemas com a polícia. Na adolescência, um educador e uma juíza tentam ajudá-lo.
Em São Paulo, o debate acontece na sexta-feira (11), é aberto ao público e será sobre “maioridade penal e o sistema sócio-educativo”. A exibição do filme está marcada para às 9h no Espaço Itaú de Cinema Augusta. Depois, participam do debate Milena Mateuzi Carmo, educadora do Centro de Direitos Humanos e Educação Popular do Campo Limpo, e a juíza Dora Martins, que atua na Vara Central da Infância e da Juventude, em São Paulo.
Em Santos, o evento é para convidados e acontece nesta quinta-feira (10), a partir das 21h, no Cine Roxy 4 do Shopping Pátio Iporanga. Os debatedores serão a advogada e ativista na área de Direitos Humanos, Tatiana Evangelista, e o advogado e secretário do Conselho Municipal da Juventude de Santos, Rafael Santos de Paula. A mediação será do jornalista Marcus Vinicius Batista.
Em Salvador o evento será no dia 15, às 19h30, na Saladearte UFBA, e terá a presença do desembargador Salomão Resedá, que foi Juiz da Vara da Infância e Juventude.
Veja o trailer legendado do filme “De Cabeça Erguida”: