Cinema de Vera Chytilová é tema de mostra em São Paulo e Rio de Janeiro

Vinte longas e seis curtas da diretora tcheca Vera Chytilová (1929-2014) serão exibidos em uma mostra realizada nas unidades do Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro (17 de abril a 6 de maio) e em São Paulo (24 de abril a 13 de maio). A mostra já está em cartaz em Brasília, com encerramento em 14 de abril.

Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e tenha acesso a conteúdo e prêmios exclusivos

Com curadoria de Rosa Monteiro e intitulada Vera Chytilová: A Grande Dama do Cinema Tcheco, a mostra exibirá filmes inéditos no Brasil, como Armadilhas (1998) e O Chalé do Lobo (1986). A programação também conta com Pequenas Margaridas (1966), o trabalho mais famoso da cineasta, que foi pioneira da nouvelle vague tcheca e dona de uma carreira marcada pela liberdade artística, o protagonismo feminino e as críticas ao regime comunista. Outros destaques são Algo Diferente (1963) e Fruto do Paraíso (1970).

Em São Paulo, a jornalista e criadora do Mulher no Cinema, Luísa Pécora, participa de um debate sobre a obra de Chytilová ao lado da curadora Rosa Monteiro e da jornalista e professora Joyce Pais. O evento acontece no dia 4 de maio (sábado), às 19h, e tem entrada gratuita. Pais também ministrará uma masterclass sobre a diretora no dia 3 (sexta-feira), às 19h. Para mais informações, acesse o site do CCBB

Deixe um comentário

Top