Cine Humberto Mauro exibe filmes dirigidos por mulheres mineiras

Começa nesta sexta-feira (23), no Cine Humberto Mauro, em Belo Horizonte, a mostra “Cineastas Mineiras”, que vai exibir 38 filmes realizados por mulheres em Minas Gerais.

O festival é gratuito e vai até 5 de novembro.

Entre os destaques estão a exibição de dois curtas de Rosa Maria Antuña Martins, “Rosa Rosae” e “Solo”; o filme de abertura, “Nos Olhos de Mariquinha”, dirigido por Cláudia Mesquita e Júnia Moura; “Amor Maldito”, lançado por Adélia Sampaio em 1984; e “Subsolo”, vencedor do FESTCURTASBH na categoria Competitiva Minas.

A programação também inclui um debate sobre a figura feminina na direção de cinema, em especial em Minas Gerais, com a participação de diretoras com filmes exibidos na mostra e mediação da pesquisadora, realizadora e produtora de cinema Paula Santos.

O evento ainda vai dialogar com outro programa do Cine Humberto Mauro, o História Permanente do Cinema, que vai exibir “O Mundo Odeia-me”, de Ida Lupino (com comentário da pesquisadora e professora Ursula Rosëlle), e “Jeanne Dielman”, de Chantal Akerman (comentado pela pesquisadora e professora Carla Maia).

A distribuição de entradas ocorre 30 minutos antes das sessões no Cine Humberto Mauro, que fica na avenida Afonso Pena, 1537.  Mais informações sobre programação no site.

Deixe um comentário

Top