
Todos os meses o Mulher no Cinema publica uma lista com dicas de filmes dirigidos por mulheres que podem ser vistos no streaming, em plataformas como Netflix, Amazon Prime Video, MUBI, HBO Max, Itaú Cultural Play, Belas à La Carte, FILMICCA, Globoplay, Reserva Imovision, Disney+, entre outras.
Saiba mais: Apoie o Mulher no Cinema e acesse conteúdos exclusivos
A lista busca incluir filmes de diferentes gêneros e nacionalidades para oferecer opções variadas ao espectador. É possível, porém, que um título disponível no momento da publicação tenha posteriormente deixado o catálogo da plataforma indicada. Abaixo, veja dicas do que assistir no streaming em agosto:
*
“A Casa É Escura”
[Khaneh siah ast, Irã, 1963]
Disponível na FILMICCA
A poeta e cineasta iraniana Forough Farrokhzad (1934-1967) registra a vida em uma colônia de pessoas com hanseníase no norte do Irã, onde viveu por 12 dias. As imagens dos moradores são combinadas a uma narração que inclui passagens do Antigo Testamento e do Alcorão, além de versos escritos pela própria diretora.
“De Volta ao Mar”
[The Outrun, Reino Unido/Alemanha, 2024]
Disponível na HBO MAX
Rona é uma álcoolatra em recuperação que deixa Londres, onde estava morando, para voltar ao lugar em que cresceu: as Ilhas Orkney, na Escócia. Em meio à beleza selvagem do lugar, ela tenta fazer as pazes com o passado para poder seguir em frente. Dirigido por Nora Fingscheidt.
“Diary of an African Nun”
[EUA, 1977]
Disponível na MUBI
Prestes a fazer seus votos, uma freira em Uganda confronta seus medos e dúvidas. Curta-metragem dirigido por Julie Dash, que mais tarde seria conhecida pelo longa Filhas do Pó (1991).
“#Se Acabó: Diário das Campeãs”
[#SeAcabó: Diario de las campeonas, Espanha, 2024]
Disponível na Netflix
Em 2023, quando celebrava a vitória na Copa do Mundo de Futebol Feminino, a jogadora espanhola Jenni Hermoso foi beijada sem consentimento por Luis Rubiales, então presidente da Federação Espanhola de Futebol. Neste documentário, ela e suas colegas de seleção falam sobre como a repercussão do beijo forçado fortaleceu o debate sobre assédio na Espanha, além de discutirem os outros esforços que fizeram, antes mesmo do campeonato, para serem mais respeitadas pela entidade. Dirigido por Joanna Pardos.
“Trabalhar Cansa”
[Brasil, 2011]
Disponível na Itaú Cultural Play
Helena realiza o sonho de abrir seu próprio negócio: um pequeno mercado. E para poder gerenciar tudo de perto, ela contrata uma empregada para cuidar de sua casa e de sua filha. Tudo vai bem até que seu marido é demitido e coisas estranhas começam a acontecer no mercado. Dirigido por Juliana Rojas e Marco Dutra.