5 filmes dirigidos por mulheres para ver no streaming em março

Todos os meses o Mulher no Cinema publica uma lista com dicas de filmes dirigidos por mulheres que você pode assistir online, em plataformas de streaming como Netflix, Amazon Prime Video, MUBI, HBO Max, Now, Belas à La Carte, FILMICCA, Globoplay, Reserva Imovision, Disney+, entre outras.

Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo
#52FilmsByWomen: 
Apoie as mulheres do cinema vendo um filme por semana

A lista busca incluir filmes de diferentes gêneros, para oferecer opções variadas ao espectador. É possível, porém, que um título disponível no momento da publicação não esteja mais no catálogo da plataforma indicada. Abaixo, veja as recomendações para ver no mês de março:

*

“O Efeito Martha Mitchell”
[The Martha Mitchell Effect, EUA, 2022]

Disponível na Netflix

Indicado ao Oscar de curta de documentário, este filme conta a história de Martha Mitchell (1918-1976), que durante a presidência de Richard Nixon (1913-1994) foi casada com o então procurador-geral John N. Mitchell (1913-1988). Quando o escândalo de Watergate estourou, ela fez denúncias contra o governo, que tentou mostrá-la como louca. Direção de Anne Alvergue e Debra McClutchy.


“Mãtãnãg, A Encantada”
[Brasil, 2019]
Disponível na Itaú Cultural Play

Este curta de animação dirigido por Shawara Maxakali e Charles Bicalho foi produzido na Aldeia Verde, em Ladainha (MG). A inspiração é a tradicional história da índia Mãtãnãg, cujo marido morre após ser picado por uma cobra. Movida por seu grande amor, Mãtãnãg segue o espírito do marido até o mundo dos mortos.


“Mudbound – Lágrimas Sobre o Mississippi”
[Mudbound, EUA, 2017]

Disponível na HBO Max

No sul dos Estados Unidos, duas famílias vivem separadas por barreiras raciais e sociais: os McAllan e os Jacksons. Quando Jamie McAllan e Ronsel Jackson voltam da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), formam uma amizade que enfrentará preconceitos. Por este filme, a diretora e roteirista Dee Rees tornou-se a primeira mulher negra a concorrer ao Oscar de roteiro adaptado, e Rachel Morrison, a primeira mulher a disputar o prêmio de direção de fotografia. Mary J. Blidge também foi indicada a atriz coadjuvante e canção original.


“Mulher”
[Woman, França, 2019]
Disponível na Reserva Imovision

O documentário reúne algumas das 2 mil entrevistas que a dupla de cineastas Anastasia Mikova e Yann Arthus-Bertrand realizou em 50 países, inclusive o Brasil. Nestas entrevistas, mulheres de diferentes partes do mundo falam sobre temas como educação, casamento, sexualidade, menstruação, maternidade e violência.


“Sweetie”
[Austrália, 1989]
Disponível na MUBI

O primeiro longa-metragem de Jane Campion é centrado em uma disfuncional família australiana, especialmente em duas irmãs. Kay (Karen Colston) é supersticiosa e se une a Louis (Tom Lycos) depois de uma vidente dizer que ela encontraria o amor verdadeiro em um homem com um ponto de interrogação no rosto. Dawn (Geneviève Lemon), também conhecida como Sweetie, é uma aspirante a atriz incontrolável que domina as atenções de todos. Conheça outras obras fundamentais da diretora.

Top