Adelia Sampaio, Lilian Solá Santiago, Yasmin Thainá, Juliana Vicente, Renata Martins e Sabrina Fidalgo são algumas das cineastas que terão trabalhos exibidos na mostra Diretoras Negras do Cinema Brasileiro, que fica em cartaz de 4 a 11 de julho no teatro da Caixa Cultural Brasília. A entrada para todas as sessões é gratuita.
A programação inclui 46 filmes, incluindo Amor Maldito (1984), de Adelia Sampaio, o primeiro longa-metragem dirigido por uma mulher negra no Brasil; o curta Kbela (2015), de Yasmin Thainá; e o média Rainha (2016), de Sabrina Fidalgo.
Também serão realizados dois debates. No dia 4, às 19h, a mesa “Perspectivas e transformações: a mulher negra no cinema nacional”, contará com a presença das diretoras Viviane Ferreira e Edileuza Penha de Souza e terá mediação da curadora Kênia Freitas. Já no dia 8, às 19h, a mesa “O percurso das diretoras negras no cinema brasileiro” terá como debatedoras as cineastas Flora Egécia e Letícia Bispo, enquanto a mediação será do curador Paulo Ricardo Gonçalves de Almeida.
Mais informações no Facebook e na página da Caixa Cultural.