A diretora Flavia Castro é a convidada deste episódio do Por trás da cena, série produzida pelo Mulher no Cinema na qual cineastas comentam uma sequência de seus filmes. Ela narra uma cena de Cyclone, longa-metragem que estreia nos cinemas em 4 de dezembro.
Ambientado na São Paulo de 1919, Cyclone conta a história de uma jovem operária e dramaturga que, desafiando todas as probabilidades, conquista uma cobiçada bolsa para estudar teatro em Paris. No entanto, ela logo descobre que o maior obstáculo para realizar seu sonho é ter nascido mulher.
Assista à cena de Cyclone comentada por Flavia Castro:
Escrito por Rita Piffer, o filme é livremente inspirado na história real da escritora Maria de Lourdes Castro Pontes (1900-1919), conhecida como Miss Cyclone. Dada a falta de informações e registros, a roteirista buscou criar uma personagem original, chamada Daise, que fosse capaz de honrar a memória de Miss Cyclone e refletir os dilemas contemporâneos das mulheres.
Cyclone é um projeto bastante pessoal da atriz Luiza Mariani, que interpretou a personagem no teatro e há décadas buscava levá-la também ao cinema. Além de viver a protagonista, ela também colaborou no roteiro e produziu o filme ao lado de Joana Mariani e Eliane Ferreira.
O elenco de Cyclone inclui Eduardo Moscovis, Karine Teles, Luciana Paes, Magali Biff e Ricardo Teodoro.
O filme fez sua estreia mundial no Festival Internacional de Cinema de Xangai, na China, e passou por vários eventos estrangeiros e nacionais, incluindo o Festival do Rio e a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.
Cyclone é uma produção Mar Filmes e Muiraquitã Filmes, em coprodução com a VideoFilmes e com a Claro.
A distribuição é da Bretz Films.
*
Por Trás da Cena: Rafaela Camelo comenta uma cena de A Natureza das Coisas Invisíveis
Seja parte da comunidade: Apoie o Mulher no Cinema e acesse conteúdos exclusivos