10 filmes de Natal dirigidos ou escritos por mulheres

Exibido ano após ano pela televisão americana durante as festas de fim de ano, A Felicidade Não se Compra (foto acima) é conhecido como o mais clássico dos filmes de Natal. Muitos sabem que o filme é estrelado por James Stewart e dirigido por Frank Capra. Mas você sabia que Frances Goodrich é uma das roteiristas?

Aproveitando o fim do ano, Mulher no Cinema reuniu dez filmes relacionados ao Natal que foram escritos e/ou dirigidos por mulheres – entre elas Sofia Coppola, Nancy Meyers, Gillian Armstrong e Kasi Lemmons.

A lista inclui comédia, drama, animação e comédia e tem filmes lançados entre 1946 e 2020. Confira:

*

“Adoráveis Mulheres” – [Little Women, EUA/Canadá, 1994]
Baseado no romance de Louisa May Alcott, o filme acompanha as irmãs March durante e após a Guerra Civil Americana. Além das protagonistas – Winona Ryder, Susan Sarandon, Kirsten Dunst, Claire Danes e Trini Alvarado -, o filme tem mulheres por trás das câmeras: roteiro de Robin Swicord e direção de Gillian Armstrong.

“Alguém Avisa” – [Happiest Season, EUA/Canadá, 2020]
Abby (Kristen Stewart) está decidida a pedir Harper (Mackenzie Davis) em casamento durante a festa de Natal na qual vai conhecer a família dela. Mas os planos se complicam quando ela descobre que Harper não contou para os pais que é lésbica. Dirigido por Clea DuVall, autora do roteiro ao lado de Mary Holland.

Clea DuVall, Kristen Stewart and Mackenzie Davis no set de “Alguém Avisa?”

“O Amor Não Tira Férias” – [The Holiday, EUA, 2006]
Iris (Kate Winslet) vive em Londres e Amanda (Cameron Diaz), em Los Angeles. As duas decidem trocar de casa durante as festas e, com a mudança de ares, encontram um novo amor. Escrito e dirigido por Nancy Meyers.

“Black Nativity: Uma Jornada Inesquecível” – [Black Nativity, EUA, 2013]
Escrito e dirigido pela cineasta Kasi Lemmons, o filme conta a história de uma adolescente de Baltimore que viaja a Nova York para passar as festas de fim de ano ao lado de parentes com quem tem relação distante. Com Angela Bassett e Jennifer Hudson no elenco.

“O Estranho Mundo de Jack” – [The Nightmare Before Christmas, EUA, 1993]
Caroline Thompson é uma das roteiristas deste famoso filme de animação dirigido por Henry Selick e produzido por Tim Burton. O longa-metragem usa a técnica de stop motion e conta a história de Jack Skellington, que vive na Cidade do Halloween e abre um portal para a Cidade do Natal.

“A Felicidade Não se Compra” – [It’s a Wonderful Life, EUA, 1946]
Na véspera do Natal, George Bailey enfrenta problemas financeiros e pensa em acabar com a própria vida. No entanto, um anjo aparece para mostrar o que teria acontecido se ele nunca tivesse existido. Dirigido por Frank Capra, tem Frances Goodrich no time de roteiristas.

Cena de “Operação Presente”, codirigido por Sarah Smith

“Nada Melhor que o Natal” – [Nothing Like the Holidays, EUA, 2018]
Alison Swan é uma das roteiristas desta comédia sobre uma família porto-riquenha que vive em Chicago e se reúne para o que pode ser o último Natal antes de uma grande mudança. Direção de Alfredo Rodriguez de Villa.

“O Natal dos Coopers” – [Love the Coopers, EUA, 2015]
Quatro gerações da família Cooper se reúnem para um Natal cheio de visitas inesperadas e eventos improváveis. Dirigido por Jessie Nelson, o filme tem Diane Keaton, Amanda Seyfried e Olivia Wilde no elenco.

“Operação Presente” – [Arthur Christmas, Reino Unido/EUA, 2011]
A animação acompanha Arthur, menino atrapalhado que é filho do Papai Noel. Ele sai em uma missão importante: entregar, em menos de duas horas, um presente perdido a uma garotinha. Sarah Smith divide a direção com Barry Cook, e também é autora do roteiro, em parceria com Peter Baynham.

“A Very Murray Christmas” – [EUA, 2015]
Sofia Coppola dirige o musical protagonizado por Bill Murray – e ambos assinam o roteiro, junto com Mitch Glazer. Interpretando a si mesmo, Murray tenta fazer um típico especial de Natal em meio a uma nevasca que impede a chegada das celebridades convidadas. O filme tem participação de Maya Rudolph e Miley Cyrus.


* Este texto foi atualizado em dezembro de 2020

Deixe um comentário

Top