Lobo e Cão, premiado primeiro longa-metragem de ficção da diretora portuguesa Cláudia Varejão, vai estrear nos cinemas brasileiros em 7 de setembro, com distribuição da FILMICCA. O filme venceu o principal prêmio da Jornada dos Autores do Festival de Veneza do ano passado, entregue pelo júri presidido pela francesa Céline Sciamma, diretora de Retrato de uma Jovem em Chamas (2019).
Veja também: Assista ao trailer de EAMI, novo filme da diretora Paz Encina
Em seu site, Varejão definiu Lobo e Cão como “uma ode à comunidade queer” da ilha de São Miguel, nos Açores, onde realizou as filmagens. No centro da trama está Ana, uma jovem que percebe, desde cedo, os diferentes papéis atribuídos a homens e mulheres em uma sociedade marcada pela religião e pelas tradições. A partir da relação com Luís, seu melhor amigo queer, e com Cloé, a amiga que chega do Canadá, Ana questiona o mundo que lhe foi prometido e embarca em uma jornada de descobrimento.
O Mulher no Cinema divulga o trailer de Lobo e Cão com exclusividade. Assista abaixo:
Ao premiar Lobo e Cão, o júri presidido por Sciamma, e formado também por 27 jovens cinéfilos europeus, valorizou o modo como o filme “apresenta personagens queer da forma que são e num espaço seguro para eles”. “Os elementos documentais contribuem para a eficácia e a autenticidade da narrativa, e o longa oferece uma representação cândida, honesta e impactante de uma comunidade queer muito unida”, afirmaram os jurados.
Embora Lobo e Cão marque a estreia de Cláudia Varejão em longas de ficção, ela é uma diretora experiente e celebrada, com passagem por alguns dos mais importantes festivais do mundo. Realizou, por exemplo, os longas documentais No Escuro do Cinema Descalço os Sapatos (2016), Ama-san (2016) e Amor Fati (2020).
O elenco de Lobo e Cão é liderado pelos jovens atores Ana Cabral, Ruben Pimenta e Cristiana Branquinho. O roteiro foi escrito pela diretora em parceria com Leda Cartum.
Veja, também em primeira mão, o pôster nacional de Lobo e Cão: