A popular série Arquivo X voltará ao ar para sua 11ª temporada – mas nenhum dos dez novos episódios terá uma mulher entre os roteiristas. De acordo com o site IndieWire, o criador do programa, Chris Carter, escalou apenas homens para a função: Darin Morgan, Glen Morgan, James Wong, Gabe Rotter, Benjamin Van Allen e Brad Follmer.
Os três primeiros trabalharam na décima temporada de Arquivo X e os demais são iniciantes: Rotter e Van Allen foram assistentes de roteiro nos anos 9 e 10, enquanto Follmer trabalhou como assistente pessoal de Carter na década de 1990.
Leia também: Gillian Anderson lutou para receber o mesmo salário de David Duchovny
No Twitter, a estrela do programa, Gillian Anderson, criticou a decisão e lembrou que apenas dois de 207 episódios de Arquivo X foram dirigidos por mulheres (a própria Gillian e Michelle MacLaren). “Espero ansiosamente pelo dia em que esses números serão diferentes”, escreveu, usando a hashtag #TheFutureIsFemale.
No ano passado, a atriz revelou que a rede americana Fox tinha lhe oferecido um cachê 50% menor que o do co-star, David Duchovny, para a décima temporada da série. Segundo Gillian, a oferta foi surpreendente principalmente pelo fato de ela ter brigado para acabar com a diferença salarial que foi uma realidade nos três primeiros anos do programa.
“Foi chocante para mim, dado o trabalho que fiz no passado para conseguir que fôssemos pagos de forma justa. Trabalhei duro para isso e finalmente cheguei a algum lugar. Mesmo em entrevistas, nos últimos anos [do programa] as pessoas diziam: ‘Não acredito que isso aconteceu, como você se sentiu, que loucura.’ E minha resposta sempre era: ‘Foi naquela época.’ E aí aconteceu de novo! Nem sei o que dizer. É triste.”