5 filmes dirigidos por mulheres para ver no streaming em setembro

Todos os meses o Mulher no Cinema publica uma lista com dicas de filmes dirigidos por mulheres que você pode assistir online, em plataformas de streaming como Netflix, Amazon Prime Video, MUBI, HBO Max, Itaú Cultural Play, Sesc Digital, Belas à La Carte, FILMICCA, Globoplay, Reserva Imovision, Disney+, entre outras.

Crítica: Sarah Polley discute complexidade do pós-MeToo em Entre Mulheres
Apoie:
Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo
#52FilmsByWomen: 
Apoie as mulheres do cinema vendo um filme por semana

A lista busca incluir filmes de diferentes gêneros e nacionalidades para oferecer opções variadas ao espectador. É possível, porém, que um título disponível no momento da publicação não esteja mais no catálogo da plataforma indicada. Abaixo, veja as recomendações para o mês de setembro:

*

“Entre Mulheres”
[Women Talking, EUA, 2022]
Disponível no Amazon Prime Video

Inspirado no romance de Miriam Toews e ganhador do Oscar de roteiro adaptado, o filme é centrado em oito mulheres menonitas que, como as demais moradoras de sua isolada colônia, têm sido drogadas e estupradas pelos homens que vivem com elas. Em uma reunião secreta, estas mulheres devem se decidir entre três opções: não fazer nada, fugir ou ficar e lutar. Dirigido por Sarah Polley. Leia a crítica.


“Ga vī: a voz do barro”
[Brasil, 2021]
Disponível no YouTube

Curta-metragem de animação criado a partir das das memórias de Gilda Wankyly Kuita e Iracema Gãh Té Nascimento, que falam principalmente sobre a tradição da cerâmica e do barro. Os sons e imagens foram captados na Terra Indígena Kaingang Apucaraninha (PR) durante o encontro de mulheres “Ga vī: a voz do barro, conversando com a terra”, realizado em 2021. Dirigido por Ana Letícia Meira Schweig, Angélica Domingos, Cleber kronun de Almeida, Eduardo Santos Schaan, Geórgia de Macedo Garcia, Gilda Wankyly Kuita, Iracema Gãh Té Nascimento, Kassiane Schwingel, Marcus A. S. Wittmann, Nyg Kuita, Vini Albernaz.


“A Lenda de Candyman”
[Candyman, EUA/Canadá, 2021]
Disponível na Globoplay

Anthony é um artista visual que se muda com a namorada, Brianna, para Cabrini, um bairro da cidade americana de Chicago que passou por um processo de gentrificação. Anos antes, este mesmo local foi aterrorizado pela lenda de Candyman, um espírito assassino que supostamente aparece quando alguém chama seu nome cinco vezes diante de um espelho. Dirigido por Nia DaCosta.


o pântano

“O Pântano”
[La Ciénega, Argentina/França/Espanha/Japão, 2001]
Disponível na MUBI

Mecha e sua família passam férias de verão especialmente quentes em uma casa em Salta, na Argentina. Em meio a conversas, cochilos, drinques à beira da piscina, visitas familiares e crianças brincando, tensões e incidentes começam a se revelar. Dirigido por Lucrecia Martel.


“O Sonho de Wadjda”
[Wadjda, Arábia Saudita/Holanda/Alemanha/Jordânia/Emirados Árabes/EUA]
Disponível na MUBI e no Reserva Imovision

Wadjda é uma garota de 12 anos que vive em Riad, na Arábia Saudita, e sonha em ter uma bicicleta, objeto considerado apropriado apenas para meninos. Decidida a desafiar as convenções, ela tenta arrecadar fundos para comprar a bicicleta inscrevendo-se em um concurso de recitação do Corão. Dirigido por Haifa Al Mansour.

Top