Mulheres dirigiram 7 dos 15 semifinalistas ao Oscar de melhor documentário

Sete longas dirigidos por mulheres estão entre os 15 semifinalistas que seguem na disputa pelo Oscar 2024 de melhor documentário. A lista foi divulgada nesta quinta-feira (21) pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pela entrega da estatueta.

Oscar 2024: Três diretoras avançam na disputa pelo Oscar de filme internacional
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Os filmes dirigidos por mulheres que seguem na disputa são Apolonia, Apolonia, de Lea Glob; Beyond Utopia, de Madeleine Gavin; Desperate Souls, Dark City and the Legend of Midnight Cowboy, de Nancy Buirski; Four Daughters, de Kaouther Ben Hania; Going to Mars: The Nikki Giovanni Project, de Michèle Stephenson e Joe Brewster; A Memória Infinita, de Maite Alberdi; e To Kill a Tiger, de Nisha Pahuja.

Neste ano, 167 filmes foram inscritos para concorrer ao Oscar de documentário, sendo 78 deles dirigidos ou codirigidos por mulheres, o equivalente a 46,7%, de acordo com levantamento feito pelo Mulher no Cinema a partir da lista divulgada pela Academia. O índice ficou abaixo do de 49,3% registrado no ano passado, o mais alto desde que o levantamento começou a ser feito, em 2016. 

Um dos documentários que estavam inscritos era Incompatível com a Vida, da brasileira Eliza Capai. Entre os semifinalistas, o único  sul-americano é A Memória Infinita, da chilena Maite Alberdi, que concorreu ao Oscar de documentário em 2021 por Agente Duplo. O novo longa está disponível para streaming no Paramount+.

Os cinco longas-metragens que de fato vão disputar a estatueta de documentário serão conhecidos em 23 de janeiro. A entrega do Oscar será no dia 10 de março.

Top