A figurinista Ruth E. Carter ganhou seu segundo Oscar neste domingo (12), tornando-se a primeira mulher negra a receber mais de uma estatueta em qualquer categoria da premiação. Carter, que fora vencedora em 2019 por Pantera Negra, agora venceu por Pantera Negra: Wakanda Para Sempre.
Oscar 2023: Veja todas as mulheres premiadas na edição deste ano
Leia também: Michelle Yeoh é primeira asiática a ganhar Oscar de melhor atriz
Saiba mais: Sarah Polley vence Oscar de roteiro adaptado por Entre Mulheres
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo
“Obrigada por reconhecerem a super-heroína que é a mulher negra”, afirmou a figurinista, em seu discurso de agradecimento. “Ela resiste, ela ama, ela supera. Ela é todas as mulheres desse filme. Ela é a minha mãe.”
Mabel Carter, mãe da figurinista, morreu nesta semana aos 101 anos. “Este filme me preparou para este momento. Chadwick [Boseman, ator de Pantera Negra que morreu em 2020], por favor cuide da minha mãe.”
De acordo com a revista Hollywood Reporter, Ruth E. Carter é a primeira pessoa a ganhar o Oscar de figurino por um filme e sua sequência. Ela já tinha sido a primeira mulher negra a vencer e a ser indicada na categoria – neste caso, por Malcolm X (1992). Carter ainda recebeu uma quarta indicação por Amistad (1997).
Tendo começado a carreira no teatro, Carter passou para o cinema a convite do diretor Spike Lee, que a chamou para Revolução Estudantil (1988). A parceria dos dois rendeu e Carter colaborou com o cineasta em vários de seus filmes, incluindo Faça a Coisa Certa (1989) e Chi-Raq (2015).
Outros trabalhos da figurinista incluem Shaft (2000), A Creche do Papai (2003), Quatro Irmãos (2005), Sem Saída (2011), O Mordomo da Casa Branca (2013), Selma (2014) e Vizinhos Nada Secretos (2016), entre outros.
Foto: Arturo Holmes/Getty Images