Diretora de Elena (2012), a brasileira Petra Costa exibirá seu novo filme na competição internacional de documentários do Festival de Sundance, nos Estados Unidos. Ainda sem título, o longa é um retrato do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, finalizado em agosto 2016.
A descrição oficial diz que o filme explora “um dos mais dramáticos períodos da história do Brasil” e tem “acesso sem precedentes” à Dilma e também ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e tenha acesso a conteúdo e prêmios exclusivos
O line-up de Sundance veio com boas notícias: pela primeira vez na história do festival, mulheres dirigiram mais da metade dos filmes na competição de longas-metragens americanos de ficção.
No total, são nove filmes dirigidos ou codirigidos por mulheres entre os 16 selecionados: Before You Know It, de Hannah Pearl Utt; Clemency, de Chinonye Chukwu; The Farewell, de Lulu Wang; Hala, de Minhal Baig; Honey Boy, de Alma Har’el; Imaginary Order, de Debra Eisenstadt; Share, de Pipa Bianco; Them That Follow, de Britt Poulton e Dan Madison Savage; e To the Stars, de Martha Stephens.
O Festival de Sundance começa em 23 de janeiro.
Foto do topo: Cauê Porto/Agência Foto