Avon abre inscrições para fundo de apoio a filmes dirigidos por mulheres

Estão abertas as inscrições para o Fundo Avon de Mulheres no Audiovisual (F.A.M.A.), que vai investir em filmes dirigidos por mulheres e promover “ações de formação, valorização e circulação de conteúdos que promovam a representatividade.”

A intenção de investir em realizadoras mulheres tinha sido anunciada pela Avon em abril, bem como o investimento em três filmes: o documentário Diálogos com Ruth de Souza, de Juliana Vicente; e os longas de ficção Paraíso Perdido, de Monique Gardenberg; e Pedro, de Laís Bodanzky. Em um evento realizado nesta quarta-feira (29), em São Paulo (SP), a empresa lançou oficialmente o F.A.M.A, e, com ele, uma chamada pública para novos projetos.

O investimento será feito via leis de incentivo ao audiovisual e terá valor de no mínimo R$ 80 mil e no máximo R$ 300 mil por projeto. Serão contemplados entre 3 e 5 longas-metragens de ficção, documentário ou animação.

Para se inscrever gratuitamente, é preciso preencher um formulário no site do F.A.M.A e enviar a documentação descrita no regulamento, também disponível online. O período de inscrição vai de 1º de dezembro de 2017 e 30 de janeiro de 2018. Cada participante pode inscrever quantos projetos quiser, mas somente um deles poderá ser contemplado. Os trabalhos serão avaliados por um comitê de seleção composto por profissionais da Avon e do setor audiovisual.

Durante o evento, a Avon também anunciou a realização do Festival Internacional de Mulheres no Audiovisual, em parceria com a Casa Redonda. Vale lembrar que, de acordo com a Agência Nacional do Cinema (Ancine), apenas 29 dos 143 filmes brasileiros lançados em 2016 foram dirigidos por mulheres. É o equivalente a 20,3% dos lançamentos.


Na foto, as diretoras Monique Gardenberg e Juliana Vicente, que receberam investimento da Avon (Crédito: Marcus David)

One thought on “Avon abre inscrições para fundo de apoio a filmes dirigidos por mulheres

Deixe um comentário

Top