Cento e quarenta e cinco filmes de 20 estados brasileiros estão na programação da 27ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes, que ocorre de 19 a 27 de janeiro e tem entrada gratuita. Além das sessões presenciais na cidade mineira, o festival também promoverá exibições online em sua plataforma e na Itaú Cultural Play.
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e tenha acesso a conteúdo exclusivo
Neste ano, a Mostra de Cinema de Tiradentes tem a atriz Bárbara Colen como uma das homenageadas, e exibe vários filmes nos quais ela atuou, como Contagem (2010) e No Coração do Mundo (2019), de Gabriel Martins e Maurilio Martins; Dia de Reis (2018), de Marcos Pimentel; e Fogaréu (2022), de Flávia Neves.
Abaixo, conheça dez filmes dirigidos por mulheres que estão entre os destaques da 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes. Para consultar dias, horários e locais de exibição, acesse o site do festival.
*
“Cabana”
[Brasil, 2023]
Em meio à Floresta Amazônica, uma mulher da Revolução Cabana recebe uma indesejada visita. Curta-metragem de ficção dirigido por Adriana de Faria.
“A Câmara”
[Brasil, 2023]
O documentário acompanha a atuação de deputadas brasileiras em Brasília (DF), conforme discutem temas como direitos reprodutivos, educação e racismo. Direção de Cristiane Bernardes e Tiago de Aragão.
“O Chá de Alice”
[Brasil, 2023]
Estranhamento e realidade se confundem nesta livre releitura da obra do escritor Lewis Carroll (1832-1898). Curta-metragem de ficção dirigido por Simone Spoladore.
“Eros”
[Brasil, 2024]
O documentário de Rachel Daisy Ellis busca acessar a intimidade dos motéis brasileiros. Para isso, frequentadores foram convidados a filmarem a si mesmo e a compartilharem seus vídeos.
“A Estação”
[Brasil, 2023]
Sem conseguir pegar um trem, Sofia é obrigada a se hospedar em uma pensão oferecida pela Companhia Ferroviária Nacional. Começa, então, uma saga para tentar partir. Direção de Maria Cristina Maure.
“Eu Também Não Gozei”
[Brasil, 2023]
Ao saber que está grávida, Letícia contata os quatro possíveis genitores e segue em uma gestação solitária. Quando o bebê nasce, ela decide descobrir quem é o pai de seu filho. Documentário de Ana Carolina Marinho.
“O Lado de Fora Fica Aqui Dentro”
[Brasil, 2023]
Marina está grávida e experimenta a vida a partir dos metais da cidade periférica e industrial onde cresceu. Com a ajuda da irmã, Núbia, descobre que os trabalhadores negros que ergueram a capital foram bestializados e excluídos. Ao se encontrar com Maria, uma senhora que dizem assombrar um edifício, algo sobrenatural acontece. Agora, essas mulheres querem de volta o que lhes foi tomado. Curta de ficção de Larissa Barbosa.
“As Primeiras”
[Brasil, 2023]
O documentário de Adriana Yañez conta a história de mulheres que formaram a base da primeira seleção feminina de futebol do Brasil e viajaram pelo mundo representando o país nos anos 1980 e 1990.
“Quebrante”
[Brasil, 2023]
O curta-metragem documental de Janaina Wagner percorre as ruínas da Rodovia Transamazônica BR-230 e conversa com Dona Erismar, professora aposentada que foi responsável pela descoberta das cavernas da região.
“O Tempo É um Pássaro”
[Brasil, 2023]
Tem coisas na vida que a gente não perde, a gente se livra. Curta de ficção dirigido por Yasmin Thayná.