Toda semana o Mulher no Cinema prepara uma lista com os filmes dirigidos, escritos e centrados em mulheres que chegam aos cinemas do Brasil. Veja as estreias desta quinta-feira, 30 de março.
“Central – O Filme”
[Brasil, 2015]
Documentário sobre o Presídio Central de Porto Alegre, tido como um dos piores do Brasil. O filme tem entrevistas com representantes do Poder Judiciário, do Ministério Público e de pesquisadores, além de imagens feitas pelos próprios presos. Dirigido por Tatiana Sager e codirigido por Renato Dornelles.
“Eu Te Levo”
[Brasil, 2017]
Rogério, 29 anos, é um sujeito calado que mora com a mãe no interior de São Paulo. Após a morte do pai, ele é obrigado a cuidar da loja da família. Meio perdido e ainda de luto, ele acredita que a solução para os seus problemas é ir atrás de um velho sonho de infância: ser bombeiro. Iana Cossoy Paro assina o roteiro em parceria com o diretor Marcelo Müller.
“Galeria F”
[Brasil, 2016]
A trajetória de Theodomiro Romeiro dos Santos, militante do Partido Comunista Brasileiro Revolucionário que foi preso e torturado durante nove anos, condenado inicialmente à morte pelo assassinato de um sargento em 1971. De Emília Silveira.
“A Glória e a Graça”
[Brasil, 2017]
A travesti Glória é dona de um badalado e bem-sucedido restaurante no Rio. Um dia, é procurada pela irmã, Graça, com quem não fala há 15 anos, e que quer convencê-la a tomar conta de dois sobrinhos. Estrelado pelas atrizes Carolina Ferraz e Sandra Corveloni, com direção de Flávio Ramos Tambellini.
“Mulheres do Século 20”
[20th Century Women, EUA, 2016]
Na Califórnia do fim da década de 1970, Dorothea (Annette Bening) é uma mãe solteira que pede a ajuda de duas conhecidas para criar seu filho, Jamie (Lucas Jade Zumann). Uma delas é Abbie (Greta Gerwig), artista que mora na casa da família; e a outra é Julie (Elle Fanning), uma vizinha adolescente. Direção de Mike Mills.
“O Mundo Fora do Lugar”
[Die abhandene Welt, Alemanha, 2015]
Paul se depara com uma foto de uma diva da ópera americana que tem semelhança física impressionante com sua falecida mulher. Curiosa, a filha dele, Sophie, decide cruzar o Atlântico para encontrar a cantora. Dirigido por Margarethe Von Trotta.
“A Vigilante do Amanhã: Ghost in the Shell”
[Ghost in the Shell, EUA, 2017]
Em futuro próximo, uma mulher transformada em ciborgue lidera uma equipe de elite para combater criminosos. Adaptação do mangá criado por Masamune Shirow, é estrelado por Scarlett Johansson e dirigido por Rupert Sanders.
Observação: alguns filmes não estreiam em todas as praças. Consulte a programação da sua cidade.