A atriz Luciana Paes é a homenageada da 7ª edição da Mostra Tiradentes SP, que leva à capital paulista os destaques do festival realizado na cidade mineira em janeiro. De 28 de março a 3 de abril, o Cinesesc exibirá 35 filmes brasileiros, incluindo longas, médias e curtas.
De acordo com o curador Pedro Maciel Guimarães, Luciana Paes será celebrada pelo “estilo de interpretação que mescla rigor técnico com um carisma a toda prova” e “pela capacidade de passar de registros afetivos a distanciados no cinema”. A homenagem inclui a exibição de ótimos trabalhos da atriz, como Sinfonia da Necrópole (2014), de Juliana Rojas, e dois filmes dirigidos por Gabriela Amaral Almeida: o curta-metragem A Mão que Afaga (2012) e o longa O Animal Cordial (2017).
A Mostra Tiradentes SP também exibe todos os filmes premiados na edição mineira do festival, incluindo Vermelha, de Getúlio Ribeiro, ganhador da Mostra Aurora; e Parque Oeste, dirigido por Fabiana Assis e eleito melhor filme da Mostra Olhos Livres pelo júri jovem.
Entre os trabalhos de diretoras na programação estão A Rainha Nzinga Chegou, de Junia Torres e Isabel Casimira; Tremor Iê, de Elena Meirelles e Lívia de Paiva; Um Filme de Verão, de Jô Serfaty; Tea For Two, de Julia Katharine; Onze Minutos, de Hilda Lopes Pontes; e Ainda Ontem, de Jessica Candal.
Mais informações no site da Mostra Tiradentes SP
Foto do topo: João Miguel Junior/Globo