Cabíria homenageia Cristina Amaral e exibe filme sobre Fernanda Young

Uma homenagem à montadora Cristina Amaral e a exibição de um aguardado documentário sobre Fernanda Young (1970-2019) são alguns dos destaques do Cabíria Festival, que ocorre de 18 a 24 de julho no CineSesc em São Paulo (SP). Parte da programação do evento, que é gratuito e dedicado ao cinema feito por mulheres e pessoas LGBTQIAPN+, também poderá ser vista pelo público de todo o Brasil na plataforma SpcinePlay.

Veja também: Assine a newsletter do Mulher no Cinema e acesse conteúdos exclusivos

Um dos principais nomes da montagem no Brasil, Amaral será homenageada na abertura do Cabíria, que ocorre no dia 18, às 20h30. A sessão exibirá o longa Ôrí (1989), dirigido por Raquel Gerber e montado por Amaral, e o curta Abá (1992), que ambas dirigiram e Amaral também montou. 

No dia 24, às 18h, as duas artistas participarão de um debate ao lado das curadoras do Cabíria, a pesquisadora e distribuidora Letícia Santinon e a jornalista Mariana Queen Nwabasili.

Seis filmes montados por Amaral também poderão ser vistos gratuitamente na SpcinePlay entre os dias 18 de julho e 4 de agosto. São eles Ana (1982), de Regina Chamlian; Um Filme de Verão (2019), de Jo Serfaty; Sem Asas (2019), de Renata Martins; Verônica (2020), de Talita Caselato; e Mato Seco em Chamas (2023), de Joana Pimenta e Adirley Queirós, além do já citado Abá.

Na programação presencial, uma das sessões mais concorridas promete ser a do documentário Fernanda Young – Foge-me ao Controle, que será exibido em 20 de julho, às 20h, no CineSesc. Dirigido por Susanna Lira, o filme narra a trajetória da escritora, roteirista e apresentadora utilizando, segundo a sinopse oficial, “colagens disruptivas de arquivo, paisagens visuais e sonoras de momentos íntimos”. O trailer pode ser visto acima.

Outro destaque é a exibição da cópia restaurada de Sambizanga (1972), a mais célebre obra da importante cineasta francesa Sarah Maldoror (1929-2020), que ocorre no dia 22, às 20h. 

Curtas como Cabana (2022), de Adriana de Faria, e Rami Rami Kirani (2023), de Mawapãi Huni Kuin e Luciana Huni Kuin, serão exibidos tanto presencialmente quanto online.

Para conhecer toda a programação, acesse o site do Cabíria.


Foto do topo: Cristina Amaral em 2017, fotografada por Laura Del Rey para a Mostra de Cinema de Ouro Preto

Top