Na Alemanha, mulheres são 33% das protagonistas na TV e 42% no cinema

O primeiro grande estudo alemão sobre representação de gênero na mídia em mais de duas décadas apontou que mulheres são minoria entre os protagonistas de filmes e programas de televisão – especialmente as que têm mais de 30 anos.

A pesquisa, desenvolvida pela Universidade de Rostock e publicada em julho, foi uma iniciativa da atriz Maria Furtwangler (foto). Foram analisadas mais de 3 mil horas de programas de televisão alemães que foram ao ar em 2016, bem como mais de 800 horas de filmes falados na língua alemã e lançados nos últimos seis anos. Este material também incluiu programas jornalísticos, reality shows e outras produções de não-ficção.

A análise mostrou que homens representam 67% dos protagonistas da televisão (seja atores de séries, âncoras de telejornais ou apresentadores), contra 33% das mulheres. No cinema, o resultado é um pouco menos desigual: 58% de protagonistas masculinos contra 42% femininos.

De acordo com o estudo, o desequilíbrio aumenta dramaticamente de acordo com a idade dos artistas. Homens na faixa dos 40 anos têm duas vezes mais chance do que uma mulher da mesma idade de serem protagonistas de um filme ou série de TV. Na faixa dos 50 anos, a chance é três vezes maior para os homens.

A análise também mostrou que o maior desequilíbrio na representação de gênero está nos programas de televisão infantis, nos quais 72% de todos os personagens são do sexo masculino. O mesmo vale para desenhos animados, nos quais 87% dos animais são dublados por homens. O único gênero com representação praticamente igual no cinema e na TV são as telenovelas, nas quais 52% dos personagens principais são mulheres.

Via Hollywood Reporter

Deixe um comentário

Top