A atriz Chica Xavier, que trabalhou durante mais de 60 anos no teatro, no cinema e na televisão, morreu neste sábado (8), aos 88 anos. De acordo com a TV Globo, ela lutava contra um câncer de pulmão.
Francisca Xavier Queiroz de Jesus nasceu em 22 de janeiro de 1932 em Salvador, na Bahia. Em entrevistas, ela contou ter começado a trabalhar aos 14 anos como aprendiz de encadernadora na Imprensa Oficial do Estado da Bahia. Nos anos 1950, mudou-se para a capital carioca e começou a estudar teatro com Pascoal Carlos Magno. Sua estreia no Teatro Municipal foi em 1956, com a peça Orfeu da Conceição.
Em entrevista à Folha Universitária em 2005 (citada aqui), ela falou sobre como combinou os estudos de teatro com o trabalho no Ministério da Educação, do qual se aposentou em 1975. “Aos 45 anos, eu já estava me aposentando no serviço público, e aí pude pensar em exercer o papel de atriz”, contou. “Dei a sorte de ter sido logo recebida nessa escola de teatro e comecei a trabalhar no Ministério da Educação porque o diretor do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP), Anísio Teixeira, era meu padrinho. Foi a pessoa que me abriu as portas para tudo, e aí continuei minha luta, mas consciente de que não podia sobreviver como atriz”.
Sua estreia no cinema foi em 1962 com O Assalto do Trem Pagador, dirigido por Roberto Farias. Ela também atuaria em longas como Um Virgem na Praça (1973), de Roberto Machado; A Deusa Negra (1979), de Ola Balogun; Inocência (1983), de Walter Lima Jr.; A Partilha (2001), de Daniel Filho; Nosso Lar (2010), de Wagner de Assis; e Mulheres no Poder (2016), de Gustavo Acioli.
Na televisão, Xavier trabalhou em produções de canais como Bandeirantes, Manchete e Futura, mas principalmente na Rede Globo, atuando em 26 novelas, 11 minisséries e dez programas especiais. A primeira novela global foi Os Ossos do Barão (1973), na qual interpretou Rosa. Outros papéis marcantes incluem Bá em Sinha Moça (1986), Magé Bassã em Tenda dos Milagres (1986) e Inácia em Renascer (1993). Seu último trabalho na televisão foi Cheias de Charme (2012).
A atriz e apresentadora Luana Xavier, neta de Chica, falou sobre a avó em entrevista à revista Quem: “Ela é minha maior referência artística, de vida, de amor, de afeto, de fé. E eu estou recebendo muitas mensagens e até vendo na TV muita gente da classe artística falando sobre a minha avó, porque ela é a representação das mulheres negras nesse país”, afirmou. “Ela traz muita doçura e ao mesmo tempo altivez em todos os personagens e um olhar maternal. E minha avó nunca fez uma vilã, então todos os personagens dela carregam m pouquinho desse amor de Chica. Minha avó é uma unanimidade, porque não tem ninguém que ja tenha ouvido falar no nome de Chica Xavier que não tenha boas memórias para falar sobre ela.”
Imagem: Divulgação/TV Globo