Estreias da semana: as mulheres que chegam às salas

Toda semana, sempre às quintas-feiras, o Mulher no Cinema prepara uma lista com os filmes dirigidos, escritos e/ou protagonizados por mulheres que chegam às salas de cinema do Brasil.

Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Como alguns filmes não estreiam em todas as praças, é importante que o leitor consulte a programação de sua cidade. O Mulher no Cinema também recomenda que o público se informe sobre os protocolos de segurança contra o novo coronavírus (Covid-19) adotados por cada sala de cinema.

Veja as estreias desta quinta-feira, 7 de julho.

*

“O Acontecimento”
[L’événement, França, 2021]

Ganhador do Urso de Ouro no Festival de Veneza, o filme da diretora Audrey Diwan é uma adaptação do romance homônimo de Annie Ernaux. A história é centrada em Anne (Anamaria Vartolomei), uma estudante que tenta fazer um aborto na França em 1963, quando a prática é ilegal.


“Gyuri”
[Brasil, 2019]

O documentário de Mariana Lacerda conta a história da fotógrafa e ativista suíça Claudia Andujar, judia e sobrevivente da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) que se exilou no Brasil e se dedicou à defesa dos povos yanomami. O acervo de Andujar é revisto por meio de seus diálogos com o xamã Davi Kopenawa e o ativista Carlo Zacquini, com a interlocução do filósofo Peter Pál Pelbart.


“Lola e Seus Irmãos”
[Lola et ses frères, França, 2018]

Lola é uma jovem advogada que tem dois irmãos: Benoît, que está prestes a ser pai, e Pierre, que está passando por sérios problemas profissionais. Apesar dos muitos motivos que poderiam afastá-los, os três são inseparáveis. Estrelado por Ludivine Sagnier e dirigido por Jean-Paul Rouve.


“Thor – Amor e Trovão”
[Thor: Love and Thunder, EUA/Austrália, 2022]

Para enfrentar Gorr, o Carniceiro dos Deuses, Thor pede a ajuda de Valquíria, Korg e Jane Foster. Escrito por Jennifer Kaytin Robinson em parceria com o diretor Taika Waititi.

Top