Festival de Curtas exibe filmes de mulheres negras e Carole Roussopoulos

Em cartaz de 24 de agosto a 3 de setembro na capital paulista, o Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo terá três programas dedicados às mulheres negras e uma homenagem à cineasta suíça radicada na França Carole Roussopoulos (1945-2009). A entrada para todas as sessões do evento é gratuita.

A Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro (APAN) fez a curadoria das mostras “Mergulho Ancestral” e “Identidade Polifônica”, que reúnem filmes realizados e/ou estrelados por mulheres negras, e que abordam temas ligados à representatividade e ancestralidade. Entre os curtas na programação estão Kbela (foto), de Yasmin Thayná; Cores e Botas, de Juliana Vicente; e Mucamas, do Coletivo Nós Madalenas.

Já o terceiro programa é o “Empoderadas”, que mostrará episódios da websérie de mesmo nome que foi idealizada pela cineasta Renata Martins e conta histórias de mulheres negras em diferentes áreas de atuação.

O festival também promove o debate Quesito Cor, com a presença da presidente da APAN, Viviane Ferreira; da socióloga e Ouvidora da Defensoria Publica do Estado da Bahia, Vilma Reis; da cineasta Yasmin Thayná; e da presidente da Ancine, Débora Ivanov. O encontro será no dia 27, às 17h, no Museu da Imagem e do Som (MIS).

Carole Roussopoulos

Vale conferir, também, a mostra “A Revolução do Desejo”, centrada no trabalho de Carole Roussopoulos, que fez mais de 150 documentários entre 1960 e 1990, registrando movimentos por direitos das mulheres, dos negros e dos homossexuais.

Serão exibidos S.C.U.M. Manifesto, inspirado na obra de Valerie Solanas; Genet Parle D’Angela Davis, no qual o escritor Jean Genet apoia a ativista americana; e Le F.H.A.R., retrato da manifestação gay na parada do Dia do Trabalho em Paris, em 1971.

Consulte a programação no site do evento.


Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo
Data: 24 de agosto a 03 de setembro de 2017
Local: MIS, CineSesc, Cinemateca, Espaço Itaú Augusta, Cinusp, CCSP e Circuito Spcine, em São Paulo (SP).
Entrada: gratuita
Informações: site oficial

Deixe um comentário

Top