Muita gente que for ver Hamnet vai sair da sala de cinema como fã de Jessie Buckley. No papel de Agnes Shakespeare, a atriz irlandesa tem conquistado o público, ganhado muitos elogios da crítica e colecionado prêmios. É, aliás, tida como favorita ao Oscar, que anunciará suas indicações em 22 de janeiro.
Comunidade: Apoie o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo
É um reconhecimento merecido para uma atriz talentosa e versátil, que já há algum tempo vem mostrando ser uma das melhores de sua geração. Abaixo, conheça dez filmes para mergulhar na carreira de Jessie Buckley e saiba como assisti-los nas plataformas de streaming.
*
“A Fera”
[Beast, Reino Unido, 2017]
Em uma comunidade isolada, uma mulher se vê divida entre a família opressora e um misterioso forasteiro que é suspeito de uma série de assassinatos. Dirigido por Michael Pearce.

“As Loucuras de Rose”
[Wild Rose, Reino Unido/EUA/Canadá, 2018]
Uma cantora de Glasgow, na Escócia, sonha em se tornar estrela da música country em Nashville, nos Estados Unidos. Dirigido por Tom Harper, pode ser visto no Diamond Films+.

“Estou Pensando em Acabar com Tudo”
[I’m Thinking of Ending Things, EUA, 2020]
Durante uma viagem para conhecer a família do namorado, uma jovem começa a ter questionamentos sobre ele e sobre si mesma. Dirigido por Charlie Kaufman, pode ser visto na Netflix.
“Mulheres ao Poder”
[Misbehaviour, Reino Unido/França, 2020]
Na Londres de 1970, um grupo de mulheres planeja protestar contra o patriarcado durante a 20ª edição do Miss Mundo. Dirigido por Philippa Lowthorpe, pode ser visto no Telecine.

“A Filha Perdida”
[The Lost Daughter, EUA/Reino Unido/Israel/Grécia, 2021]
Passando uma temporada de férias na praia, Leda começa a observar uma jovem mãe e sua filha pequena, o que a leva a confrontar questões do próprio passado. Adaptação do romance de Elena Ferrante, é o primeiro longa-metragem da atriz Maggie Gyllenhaal na direção. Pode ser visto na Netflix.
“Entre Mulheres”
[Women Talking, EUA, 2022]
Inspirado no romance de Miriam Toews e ganhador do Oscar de roteiro adaptado, o filme é centrado em oito mulheres que, como as demais moradoras de sua isolada colônia, têm sido drogadas e estupradas pelos homens que vivem com elas. Em uma reunião secreta, estas mulheres devem se decidir entre três opções: não fazer nada, fugir ou ficar e lutar. Dirigido por Sarah Polley, pode ser visto na MUBI e no MGM+. Leia a crítica.
“Men: Faces do Medo”
[Men, Reino Unido/EUA, 2022]
Após sofrer uma grande perda, uma mulher viaja sozinha pelo interior da Inglaterra. Aos poucos, coisas estranhas começam a acontecer. Dirigido por Alex Garland.

“Na Ponta dos Dedos”
[Fingernails, EUA/Reino Unido/Canadá, 2023]
Uma nova e polêmica tecnologia define que Anna e Ryan se amam de verdade. Mas ela ainda têm dúvidas e, um dia, conhece Amir. Dirigido por Christos Nikou, pode ser visto na AppleTV.

“Pequenas Cartas Obscenas”
[Wicked Little Letters, Reino Unido/EUA/França, 2023]
Numa cidade inglesa dos anos 1920, Edith e seus vizinhos começam a receber cartas anônimas maldosas. Rose, uma desordeira imigrante irlandesa, é acusada de ser a autora das correspondências, que causam comoção nacional. Um julgamento é iniciado, ao mesmo tempo em que as mulheres da cidade fazer sua própria investigação. Dirigido por Thea Sharrock, pode ser visto na HBO MAX.
“Hamnet – A Vida Antes de Hamlet”
[Hamnet, Reino Unido/EUA, 2025]
Na Inglaterra do século 16, Agnes e William Shakespeare lidam com o luto após a devastadora morte de Hamnet, seu filho de 11 anos. Dirigido por Chloé Zhao, pode ser visto nos cinemas.