Mandy Walker é 1ª diretora de fotografia a vencer principal prêmio da ASC

A australiana Mandy Walker tornou-se a primeira mulher a vencer o principal prêmio da Sociedade Americana de Diretores de Fotografia, conhecida como ASC na sigla em inglês. Ela recebeu o troféu de melhor direção de fotografia em longa-metragem pelo trabalho em Elvis, de Baz Luhrmann.

Leia também: Mandy Walker é terceira mulher indicada a Oscar de fotografia
Saiba mais: 10 filmes com mulheres na direção de fotografia para ver no streaming
Apoie: Seja apoiador do Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

A premiação existe há 37 anos e só indicou três mulheres a seu troféu principal. Além de Walker, disputaram Rachel Morrison, em 2018, por Mudbound – Lágrimas Sobre o Mississippi; e Ari Wegner, em 2022, por Ataque dos Cães. As três também são as únicas mulheres a disputarem o Oscar, que até hoje só premiou homens na categoria de direção de fotografia. 

No Oscar, Walker concorre com James Friend, por Nada Novo no Front; Darius Khondji, de Bardo, Falsa Crônica de Algumas Verdades; Roger Deakins, por Empire of Light; e Florian Hoffmeister, por Tár. A cerimônia será neste domingo (12).

Nascida em Melbourne, Walker trabalhou com Luhrmann previamente em Austrália (2008) e também é conhecida por filmes como Mulan (2020) e Estrelas Além do Tempo (2016). Um de seus próximos trabalhos de destaque é a versão live-action de Branca de Neve e os Sete Anões, prevista para 2024.


Foto: Alberto E. Rodriguez/Getty Images

Top